Filme: "Amor e Inocência (2007)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 18, 2013

Filme: "Amor e Inocência (2007)"

Amor e Inocência
"O amor é desejável, o dinheiro é absolutamente indispensável."

Provavelmente. o título em português "Amor e Inocência" seja devido ao fato dos outros filmes baseados em livros da escritora Jane Austen terem o mesmo cenário, como: "Orgulho e Preconceito", Razão e Sensibilidade" entre outros filmes que falarei nas próximas postagens.

O fato é que "Becoming Jane" é um belíssimo filme, relatando a vida de Jane Austen pouco antes dela iniciar sua carreira literária. Foi dirigido por Julian Jarrold e seu lançamento aconteceu em 2007.

A história acontece em 1795, quando Jane (Anne Hathaway) tinha apenas vinte anos.
Amor e Inocência
Uma época em que a mulher tinha que ser bela e submissa ao marido e as mulheres que fugiam a esse padrão, dificilmente encontrariam um bom casamento, ao menos que tivesse muitas posses.

A família de Jane era grande e eles viviam com muitas dificuldades financeiras.
Amor e Inocência
O sonho de Jane é de tornar-se uma escritora de romance, (e ela conseguiu ser idolatrada por milhões de pessoas que amam as suas obras, inclusive eu) mas seus pais, um pároco e uma dona de casa, querem que ela se case com o Sr. Wisley (Laurence Fox).
Amor e Inocência
Wisley está encantado pela Jane, além de ser neto da aristocrata Lady (Maggie Smith) e possuir uma grande fortuna.
Amor e Inocência
Tudo muda com a chegada de um jovem estudante de direito, Tom Lefroy (James McAvoy) que tem fama de malandro, mas sua arrogância e inteligência despertam a curiosidade em Jane.
Amor e Inocência
Ambos acabam se apaixonando loucamente, mas impedimentos sociais de sua época, dificultam que eles consigam viver o grande amor que sentiam um pelo outro.
Amor e Inocência
A única saída seria fugir... Mas isso acabaria com sua reputação...

A decisão foi difícil, ela teve que escolher entre o grande amor de sua vida ou o sonho de tornar-se escritora famosa, mas Jane provou mais uma vez ser uma mulher muito inteligente e corajosa, a frente do seu tempo...
Amor e Inocência
Mas, as vezes tudo muda em um piscar de olhos, há outros planos, melhores ou piores, só cabe ao destino nos dizer ou melhor... nos mostrar.
Amor e Inocência
"Amor e Inocência" é um filme delicado e apaixonante, cuidadosamente elaborado nos mínimos detalhes. Ao retratar a vida de Jane Austen vai mostrando com muita sensibilidade a origem de suas obras literárias que hoje são obras-prima da literatura inglesa.
Amor e Inocência
A mensagem que esse filme nos passa é que: Quem pode mandar no coração? Ele não escolhe as pessoas pelo dinheiro, posição social ou beleza... o coração apenas ama... consegue enxergar o que há de mais bonito nas pessoas.

Confesso que tive uma enorme vontade de entrar na telinha e viver naquela época, onde a moça, ao entrar em uma sala que tivesse um rapaz, este deveria ficar em pé e cumprimentar. Mesmo se a mulher fosse pobre e o rapaz rico, o cavalheirismo predominava... o respeito existia!

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 120 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Romance
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0