Filme "A Duquesa (2008)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, agosto 20, 2013

Filme "A Duquesa (2008)"


"Liberdade com moderação."

"The Duchess" é um filme apaixonante, também é bastante triste por ser baseado em fatos reais. A obra retrata a Nobreza Britânica, em especial a trajetória de Geogiana Cavendish, a Duquesa de Devonshire ou Duquesa do povo.

Lançado em 2008, o filme contou com a direção de Saul Dibb a partir do roteiro escrito por pelo próprio Dibb em parceria com Jeffrey Hatcher e Anders Thomas Jensen, com base no livro de Amanda Foreman. Ganhou o Oscar na categoria de Melhor Figurino, também foi indicado como Melhor Direção de Arte. Venceu o BAFTA como Melhor Figurino, também recebeu indicação na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo. Concorreu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

A semelhança entre Georgiana e Diana (Lady Day) é impressionante, ambas desejavam se casar por amor, mas viveram casamentos infelizes, cheio de conveniências, estavam presas a formalidades da sociedade, mesmo assim, foram mulheres a frente do seu tempo, conhecidas pelo amor que sentiam pelo povo, muito maior que o amor que sentiam pelos maridos infiéis.
O filme é praticamente uma biografia  sobre a vida de Georgiana (Keira Knightley), relatando como a duquesa, amada pelo povo, obteve seu papel numa época em que as mulheres não eram valorizadas pela sociedade (o direito ao voto feminino só foi aprovado 100 anos depois).
Georgiana casou-se com o Duque de Devonshrie (Ralf Fiennes), este só queria um filho homem, um herdeiro.
Depois de vários abortos, Georgiana teve duas filhas, para revolta do Duque e, em algumas conversas com sua melhor amiga  Bess Foster (Hayley Atwel) vê que seu casamento não é nenhum "conto de fada".
Com muita ousadia, mas sem deixar de lado os costumes da época, a Duquesa usa sua influência dentro da alta sociedade para atuar na política, ao mesmo tempo que ela tentava provocar o marido, ela queria compensar de alguma forma toda a solidão em que vivia.
O filme "A Duquesa"  foi feito para quem gosta de história e moda (os figurinos de Georgiana são maravilhosos). Ao longo do filme, percebemos que Georgiana viveu para agradar a sociedade, sua vida era cercada de respeito pela frente e inveja pelas costas, tanto por parte da mulheres, devido sua beleza, quanto pelos homens que não aceitavam que uma mulher pudesse influenciar o povo.
Georgiana teve uma vida cheia de tristezas, apesar do sorriso estampado em seu rosto, sua pior decisão foi quando teve que optar entre ficar com suas filhas ou viver um amor de verdade com o jovem Charles Gray (Dominic Cooper), um romance proibido, porém, encantador, fazendo com passemos o filme inteiro torcendo para que os dois ficassem juntos.
O filme passa uma mensagem sobre preconceitos, sofrimento e solidão que as mulheres enfrentam ao longo dos tempos, mas também nos apresenta a luta de mulheres como Georgiana, muito a frente de sua época, que mudaram os conceitos de uma sociedade, quebrando diversos tabus.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 110 minutos
Gênero: Biografia, Histórico, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,3