22/09/2013

Filme: "Brilho de uma Paixão (2010)"

Brilho de uma Paixão"A sensação de estar em um lago não é nadar até a borda, mas sentir a sensação de estar no lago."

"Bright Star" é um filme recheado de poesia, mostra um universo de extrema beleza, delicadeza e sensibilidade, onde a cultura era valorizada e os poetas eram os mais ilustres convidados nas festas, e assim recitavam suas belas poesias. A direção foi de Jane Campion e seu lançamento ocorreu em 2010.

A história ocorre em Londres no ano de 1818 e retrata um amor puro e intenso entre o jovem poeta John Keats (Ben Whishaw) com a sua vizinha Fanny Brawne (Abbie Cornish).

Brilho de uma Paixão
John estuda poesia e almeja ser um grande escritor, porém vive com pouco dinheiro e muitas dívidas.
Brilho de uma Paixão
Fanny é uma costureira de opiniões fortes, o que a transformam em uma mulher a frente de sua época.
Brilho de uma Paixão
No início a convivência entre a costureira e os poetas John e Brown (Paul Schneider) não é nada amigável, Fanny não entende poesia e na sua visão os poetas vivem de brisa, não tem dinheiro nem para pagarem suas contas, enquanto ela produz as roupas de seu vestuário e ainda consegue ganhar um bom dinheiro vendendo trajes.

Eles vivem em mundo distintos, mas tudo muda quando Fanny conhece o irmão de John que está muito doente, imediatamente a moça se oferece para ajudar a cuidar do garoto e isso encanta o jovem poeta.
Brilho de uma Paixão
Aos poucos Fanny enxerga as inúmeras qualidades que o poeta possuí e pede para ele dar aulas particulares de poesia, pois ela deseja entender esse universo mágico em que os poetas vivem.

Ao aproximar-se de John, a costureira enfrenta muitas desconfianças por parte dos outros poetas que acreditavam que a moça era uma oportunista, que não estava interessada em poesia e sim no poeta. Mas durante as aulas, ambos se descobrem completamente apaixonados. 
Brilho de uma Paixão
E nem as tentativas das pessoas próximas a eles, para acabar com esse romance, conseguiram destruir o amor intenso que ambos sentiam. Os jovens mergulham em um romance lindo, porém obsessivo.
Brilho de uma Paixão
O romance foi embalado por inúmeras cartas de amor e coleção de borboletas. Com a ajuda de seus irmãos, Fanny capturava as borboletas, poi acreditava que estas simbolizavam o seu grande amor por John.
Brilho de uma Paixão
Mesmo com a hipocrisia da sociedade de sua época, Fanny era feliz ao lado de sua família e seu grande amor, e John encontrou a inspiração para escrever suas poesias na simplicidade, contrariando Brown que buscava a essência poética.
Brilho de uma Paixão
Mas o destino acaba sendo implacável e uma doença severa atinge o corpo de John, separando-o tragicamente de sua amada Fanny...
Brilho de uma Paixão
Durante sua breve jornada aqui na Terra, John não teve a valorização que merecia, no entanto, quase 200 anos após sua morte, ele é reconhecido, valorizado e considerado o maior poeta do romantismo inglês do século XIX. A vida é cheia de surpresas...

"Brilho de uma Paixão" é um belíssimo filme, delicado e com uma história muito bem elaborada. Os figurinos são impecáveis, bem condizentes à época e as imagens são um vislumbre a parte. Vale a pena assistir.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 119 minutos
Gênero: Biografia, Romance, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,4

Nenhum comentário:

Postar um comentário