Filme: Excalibur (1981) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, outubro 07, 2013

Filme: Excalibur (1981)

Para todos os apreciadores da saga do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda esse filme é imperdível. Quem gostou do filme "As Brumas de Avalon" vai se encantar por "Excalibur" e mergulhar num clima de mistério e sedução. O filme foi dirigido por Thomas Malory a partir do roteiro de Rospo Pallenberg. O lançamentoaconteceu em 1981.

A trama inicia quando Uther Pedragon (Gabriel Byrne) se apaixona perdidamente por Igrayne (Katrine Boorman), mas há um problema, ela é casada e Uther procura o mago Merlin (Nicol Williamson) fazendo um trato de entregar ao mago o fruto dessa relação.

Quando o bebê nasce, Merlin reaparece no castelo e exige seu pagamento levando embora o recém-nascido. Uther é ferido mortalmente em uma batalha, mas minutos antes de morrer ele enterra a mística espada Excalibur em uma pedra e somente que retirasse ela seria o novo rei da Inglaterra.

Passado muito anos, um humilde escudeiro acaba retirando sem querer a espada da pedra, esse jovem é Arthur (Nigel Terry) e Merlin revela toda a verdade sobre a origem do rapaz.

Alguns cavaleiros se recusam a serem governados por um simples escudeiro e travam uma luta, mas Arthur vence e Uryens (Keity Buckley) se recusa a obedece-lo e o jovem rei se ajoelha diante de Uryens em um ato de coragem e humildade.

O encontro de Arthur com aquele que seria seu melhor amigo é muito bonito, eles lutam em um duelo, Arthur vence e Lancelot (Nicholas Clay) jura lealdade eterna ao seu rei. A ideologia dos Cavaleiros da Távola Redonda é formidável: lealdade, amizade, humildade e honra são os fundamentos dos seguidos pelos cavaleiros. Após os casamento de Arthur com Guinevere (Cherie Lunghi), existe um tempo de paz e prosperidade no reino da Inglaterra.

O mago Merlin sempre esteve ao lado de Arthur auxiliando-o com sua sabedoria e magia, mas o encontro com a meia-irmã de Arthur transforma todo o reino da Inglaterra. Morgana Lefay (Helen Mirrem) deseja poder a qualquer custo.

Muito esperta, a bruxa percebe os olhares entre Lancelot e Guinevere, ela começa a semear a discórdia entre os Cavaleiros da Távola Redonda e todos os ensinamentos de amizade e lealdade são desfeitos.

Após a traição entre seu melhor amigo com a mulher que ele ama, Arthur abandona sua espada na floresta e acaba ficando muito doente, Morgana se aproveita de um momento de fraqueza do rei, conseguindo  realizar seu maior objetivo e o  fruto do pecado nasce.

O filho do incesto cresce, Mordread (Robert Addie) só tem um único desejo, tirar seu pai do reinado e se tornar o rei da Inglaterra. Mesmo com todas as bruxarias de Morgana, o mago Merlin reaparece em sonhos para auxiliar Arthur e seus Cavaleiros. 

A longa busca pelo Graal chega ao fim quando Perceval (Paul Geoffrey) encontra o Cálice Sagrado e leva até Arthur para que ele beba do Cálice, após beber ele se recupera da doença e parte pra maior batalha de sua vida, lutar com Mordread, seu próprio filho.

Sem sombra de dúvidas, "Excalibur" é um filme incrível e com certeza é a mais fiel de todas as adaptações sobre o lendário Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Quem assistir não irá se arrepender.

Duração: 140 minutos
Categorias: Aventura, Épico, Fantasia, Drama, Clássico
Classificação: 16 anos
Filme: Excalibur (1981)

ENVOLVENTE