01/11/2013

Filme: "Laranja Mecânica (1971)"

"Quem semeia o mal, certamente colherá o mal multiplicado."

Sempre ouvi falar muito bem sobre este filme que decidi assisti-lo, apesar de ter provocado em mim uma sensação muito ruim, é um dos melhores filmes que assisti. O filme é de 1971 e em abril de 2013 foi relançado, e mesmo tendo mais de 40 anos é bastante atual. Entender o nome do filme é fundamental, este se refere a transformação do ser humano numa máquina condicionada aos interesses da sociedade. "A Clockwork Orange" é o clássico de violência e crueldade sendo retratado em forma de arte.

O filme conta a história de Alex (Malmom McDowell), um adolescente rebelde, sínico, debochado e muito inteligente, que mora com seus pais, porém, tem vida dupla.Durante o dia ele é uma pessoa normal, mas durante a noite a sua personalidade ultra violenta se revela. Alex e seus "drugues" cometem todo tipo de crueldade e sentem prazer com isso.
Laranja mecanica
Nos primeiros cinco minutos do filme já ficamos atordoados e atônitos com a sequência de violência praticada pelo grupo. O programa preferido de Alex e seu "drugues" é tomar leite com drogas e sair pelas cidades cometendo todo tipo de atrocidades, desde espancar mendigos, roubar, provocar acidentes, invadir casas, violentar mulheres e cometer assassinatos.
Ao invadir uma casa, Alex estupra a dona da casa na frente do marido e dança "Singing 'in the Rain", demonstrando que sente prazer em cometer esses atos insanos e ainda bate tanto no homem ao ponto de deixá-lo paraplégico. 
Laranja mecanica
Certa noite, Alex e seus "drugues" invadem outra casa, mas a polícia chega e ele é preso em flagrante. É condenado à cumprir 14 anos de prisão, mas ele descobre um tratamento revolucionário em fase de experimentação e esbanjando seu cinismo decide ser voluntário.
Esse tratamento é conhecido como "Tratamento Ludovico" e consiste num método de condicionamento, tendo como finalidade, afastar os presos da violência através do controle social. Durante as experiências, Alex é obrigado a assistir inúmeros filmes de violência e sexo, além de receber medicamentos fortes.
Logo ele chega a conclusão que o mal-estar que vem sentido é devido as cenas de "ultra violência" que ele é forçado a assistir. Alex é devolvido para a sociedade totalmente curado. Mas será que ele está realmente curado?
"Laranja Mecânica" é um filme bárbaro, cruel, psicótico, ultra violento, totalmente imoral e cômico. Devido a sua originalidade, tornou-se incomum, provoca diversos tipos de reação no expectador, e é impossível não se espantar, sentir raiva, nojo, desprezo, pena e ainda se encantar e criar um certo envolvimento com a trama e o personagem principal. E assistimos as cenas mais violentas e chocantes, embalados pela sinfonia de Ludwic Van Beethovem.  
A mensagem que captei desse filme é: até aonde pode chegar o nível de violência praticado por um ser humano. E claro que esse filme teria direção de nada mais, nada menos que o fabuloso diretor Stanley Kubrick, sou fã das obras dele, são sensacionais. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 136 minutos
Gênero: Ficção Científica, Drama, Policial, Clássico, Cult, Neo Noir
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 10,0