Filme: A Pele Que Habito (2011) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 30, 2013

Filme: A Pele Que Habito (2011)

"La Piel Que Habito" é uma obra-prima do diretor Pedro Almodóvar que co-escreve o roteiro junto de Agustín Almodóvar. Lançado em 2011, o filme aborda de forma corajosa e sutil até onde pode chegar a capacidade vingativa da mente humana. Foi baseado no policial "Migale" de Thierry Jonquet.

A trama conta a história do cientista e cirurgião plástico Dr. Robert Legard (Antonio Banderas), que está desenvolvendo um tipo de pele artificial, capaz de resistir ao fogo e qualquer outro dano. Ele mora em uma mansão isolada com sua empregada Marília (Marisa Paredes) e a misteriosa paciente Vera Cruz (Elena Anaya). Certa noite, o marginal Zeca (Roberto Álamo) invade a casa e abusa sexualmente de Vera. A partir daí o mistério começa a ser revelado através de flashbacks.

Durante a noite, Robert tem um pesadelo com sua filha Norma (Blanca Suárez), que foi quase abusada sexualmente pelo jovem Vicente (Jean Cornet) em uma festa. A garota fica afetada psicologicamente e atenta contra a própria vida.

O cientista arquiteta uma vingança sombria. Ele sequestra Vicente e tortura o rapaz durante vários dias. Não satisfeito com as torturas, Robert começa a colocar em prática algo sinistro e perturbador. 

Em cada cena uma nova revelação, que surpreende e assombra até o espectador mais distraído. Analise o seu corpo e a sua pele e, imagine alguém no auge de sua loucura, tirasse todas as suas características físicas. Como ficaria o seu psicológico? Qual será a conexão entre o sonhador Vicente e a inquieta Vera? 

"A Pele Que Habito" é um filme intrigante e perturbador sobre a degradação mental que o processo de vingança causa a quem cultiva esse maléfico sentimento. Por mais que o filme seja excelente, não é o tipo de obra que nos instigue a assistir mais de uma vez, o conteúdo é muito forte, abala o psicológico de qualquer um. 

Foi o primeiro filme que assisti de Pedro Almodóvar, não estava habituada com sua forma de contar história e  fiquei atordoada e perplexa com tudo que assisti em "A Pele Que Habito". Desde "Laranja Mecânica" não havia assistido outro filme que conseguisse me abalar psicologicamente, mas este conseguiu e me rendeu uma péssima noite de sono com pesadelos. 

Embora seja um filme sensacional (não consegui encontrar defeitos), "A Pele Que Habito" é o tipo de filme que dificilmente agrada todos os públicos. A história contada é totalmente fora do comum, ora desconcertante, ora bizarra. Mas quem assistir certamente não o esquecerá tão cedo.

Duração: 120 minutos
Categorias: Thriller, Suspense, Drama
Classificação: 16 anos
Filme: A Pele Que Habito (2011)

INSTIGANTE; PERTUBADOR; INCÔMODO; BIZARRO