18/12/2013

Filme: "Shakespeare Apaixonado (1998)"

Shakespeare Apaixonado
"Minha liberdade é ilimitada como o mar, meu amor tão profundo que quanto mais eu dou mais tenho para dar, pois ambos são infinitos…"

"Shakespeare in Love" é sem dúvida uma das melhores adaptações de Shakespeare para o cinema e se tornou um dos maiores clássicos cinematográficos de todos os tempos. Foi dirigido John Madden e seu lançamento aconteceu em 1998.

Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Maquiagem e Melhor Fotografia. Venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora Original. Além dos inúmeros outros prêmios ao redor do mundo, portanto, esse filme é de peso.
Shakespeare Apaixonado
E toda vez que assisto esse filme tenho a nítida sensação que esta é a verdadeira história de Romeu e Julieta. É como se William Shakespeare tivesse escrito sua própria história, mas lógico que o final não foi tão trágico. E para aumentar as minhas suspeitas, em Noite de Reis, Shakespeare relata a história de uma moça chamada Viola que foi obrigada a se disfarçar de homem, logo após uma naufrágio. São muitas coincidências, mas só assistindo o filme para entender.

Essa história se passa em Londres, no século XVI, época em que viveu um dos maiores escritores do todos os tempos.
Shakespeare Apaixonado
Trata-se do jovem William Shakespeare (Joseph Fienns). Ele está com bloqueio criativo e não consegue escrever as suas peças. E eis que surge um linda jovem em sua vida, Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow). 
Shakespeare Apaixonado
Surge uma paixão fulminante entre os dois, fazendo com que a inspiração de Will volte e ele dá início a uma obra que hoje é considerada um dos maiores clássicos da literatura mundial "Romeu e Julieta".

Mas Viola tem um sonho, quer ser atriz e naquela época uma mulher trabalhar como atriz era um ultraje gravíssimo contra a sociedade inglesa. Diante disso, a moça se vê obrigada a se disfarçar como homem e dessa forma, ela consegue entrar para a companhia de teatro de Will.
Shakespeare Apaixonado
Ao mesmo tempo que cresce o amor entre o casal, o disfarce de Viola vai sendo revelado e ela acaba sendo obrigada a se casar com o Lord Wessex (Colin Fisth). 

Mas nem tudo sairia conforme o planejado...
Shakespeare Apaixonado
"Shakespeare Apaixonado" é um filme que pode ser considerado comédia: ora dramático; ora romântico. Não faltam cenas hilárias, os bloqueios de Shakespeare, a sua confusão achando que estava apaixonado por um homem, os diálogos femininos improvisados dos atores de teatro (já que damas não poderiam ser atrizes), mas existe o lado dramático, que faz o nosso coração ficar apertadinho, torcendo por um final feliz.

Ficção ou realidade, eis o grande encanto do filme. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 123 minutos
Gênero: Romance, Épico, Drama, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário