Filme: Os Pássaros (1963) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, março 30, 2014

Filme: Os Pássaros (1963)

"The Birds" é uma obra-prima fascinante do genial mestre do suspense Alfred Hitchcock. Lançado em 1963 e roteirizado por Evan Hunter, esse filme surreal, direcionado para o terror sem ser apelativo, recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais.

"The Birds" é totalmente atípico da carreira de Hitchcock, ele precisava criar um filme impactante e que fosse mais forte que o clássico "Psicose" e realmente conseguiu, o filme superou o anterior, principalmente, porque o terror provém de seres aparentemente inofensivos, mas garanto, você nunca mais vai observar uma revoada de pássaros com o mesmo olhar após assistir esse filme.

Tudo começa com uma discussão fútil entre o advogado Mitch (Rod Taylor) e a socialite Melanie (Tippi Hedrenn) em uma loja de pássaros. Após o advogado sair da loja, Melanie acaba se interessando por ele e vai até a cidade litorânea de Bodega Bay. Ao chegar nessa pequena cidade, a socialite acaba sendo atacada por uma gaivota.

Entretanto, pássaros de todas as espécies começam a atacar a população sem motivos aparentes. O número de aves só aumenta e isso começa a aterrorizar todos os moradores.

Esse filme é perfeito, pois inicialmente assistimos uma comédia, seguindo para um romance e em seguida adentramos num estado de terror absoluto e perturbador.

Se "Os Pássaros" fosse dirigido por outro diretor, provavelmente, a história ficaria incoerente, mas Hitchcock conseguiu deixar a trama extremamente interessante. Considero esse filme como um clássico do terror, pois não temos ideia do que pode acontecer na próxima cena, é um susto atrás de outro. 

Os ataques dos pássaros são perfeitos e assustadores, as cenas são inacreditáveis, principalmente, porque naquela época não havia os efeitos especiais como nos dias de hoje. As cenas foram tão perfeitas que passa a sensação de estarmos vivendo dentro da história e conforme os ataques vão aumentando, vamos entrando em pânico junto com os personagens. "Os Pássaros" é um filme que tem ação, comédia, drama, romance, suspense, mas o terror é que predomina. 

Duração: 119 minutos
Categorias: Thriller, Terror, Clássico
Classificação: 14 anos
Filme: Os Pássaros (1963)

TENSO; INSTIGANTE; ENVOLVENTE; ASSUSTADOR