A Hora do Pesadelo (1984): quando o mal vem à noite - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 02, 2014

A Hora do Pesadelo (1984): quando o mal vem à noite

A Hora do Pesadelo é um clássico de terror sobrenatural escrito e dirigido por Wes Craven, diretor de Pânico (1996), Pânico 4 (2011), entre outros grandes sucessos.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Robert Englund) e Heather Langerka em cena no filme "A Hora do Pesadelo"

Sinopse - A história se passa na pequena cidade de Springwood, no Ohio, onde um grupo de adolescentes começa a ter pesadelos realistas com o fantasma do psicopata Freddy Krueger (Robert Englund), que no passado matou várias crianças. 

O ser maquiavélico só aparece em sonhos e para escapar desse fantasma é necessário acordar. A primeira vítima de Freddy é Tina Grey (Amanda Wyss) que vive alguns os momentos mais aterrorizantes de sua vida nas mãos do monstro.

A garota morre e todos acreditam que seu namorado, o músico Rod Lane (Jsu Garcia) foi quem cometeu o crime. O rapaz é preso, mas ele também começa a ter pesadelos com Freddy Krueger.

Nancy Tompson (Heather Langerkamp) que era a melhor amiga de Tina, acredita na inocência de Rod. Ela e seu namorado Glen Lantz (Johnny Depp) decidem investigar o crime, mas ambos começam a ter pesadelos com o fantasma assassino. Ela acredita que o único jeito de parar o assassino é trazê-lo dos seus pesadelos para a vida real, mas não vai ser nada fácil lutar contra Freddy, ele é mais forte que Nancy e Glen poderiam imaginar e isso coloca a vida de ambos em perigo.

Um clássico de terror atemporal

A Hora do Pesadelo foi sucesso imediato e se tornou um dos filmes de terror mais populares de todos os tempos e criou o vilão mais famoso do cinema, Freddy Krueger. Surgiu quando o gênero de terror que estava desgastado e trouxe uma história criativa, que com seu desfecho surreal conseguiu assustar plateias do mundo todo.

A trilha sonora fenomenal foi criada com maestria, provoca calafrios em todos que assistem o filme. Outro detalhe altamente perturbador é aa música cantarolada no decorrer da trama, é uma música marcante que quem ouve uma vez jamais esquece.

O filme tem um desfecho ambíguo; teria sido um pesadelo generalizado ou um misto de sonhos e realidade que ainda atormentariam Nancy nas próximas noites? É uma dúvida que gera diversas teorias nos fãs da obra.

Sem dúvida, A Hora do Pesadelo é um dos maiores filmes de terror já produzidos. Com uma história simples e genial, o filme deixa qualquer espectador inquieto mesmo depois de ter passado várias décadas do seu lançamento. Depois deste filme, a hora de dormir nunca mais será a mesma.

"Um, dois, o Freddy vem te pegar;
Três, quatro, é melhor trancar a porta;
Cinco, seis, Agarre seu crucifixo;
Sete, oito, fique acordado até tarde;
Nove, dez, não durma nunca mais."


Minha nota: 10/10


Ficha técnica


Título original: A Nightmare on Elm Street
Duração: 91 minutos
Gênero: Terror, Clássico
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1984