Filme: "Mississipi em Chamas (1988)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, abril 03, 2014

Filme: "Mississipi em Chamas (1988)"

"Você não nasce com ódio. Ele é ensinado. E, aos sete anos de idade, depois de usarem até a Bíblia para justificar, você acredita em tudo que disseram."

"Mississippi Burning" é um filme doloroso de assistir, pois é baseado em fatos reais e chocantes. Porém, é um soco no estômago de todos os preconceituosos e racistas. Dirigido por Alan Parker, seu lançamento ocorreu em 1988 e foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Direção e venceu como Melhor Fotografia.

O filme inicia com uma história verídica que ocorreu em 1964, época do desaparecimento de três jovens ativistas dos direitos humanos, brutalmente assassinados na cidade de Jessup, no Mississipi.
Mississipi em Chamas
Apesar da história ter sido direcionada para o lado fictício, o filme aborda o racismo impregnado na população branca desta cidade que cometem barbáries contra a população negra.
Mississipi em Chamas
Dois agentes do FBI são designados para solucionarem o caso do desaparecimento dos jovens. O jovem e determinado Alan Ward (Willen Dafoe) e o soberbo Rupert Anderson (Gene Hackman) que já foi xerife nessa região e conhece muito bem a população local.
Mississipi em Chamas
Após algumas desavenças entre os dois agentes, ambos acabam descobrindo a importância que cada um tem diante dessa situação e vão unir forças para solucionar esse crime.  É a partir desse momento que o filme se torna um thriller sensacional, com cenas eletrizantes e chocantes.
Mississipi em Chamas
Acompanhamos cada detalhe da investigação e também ficamos perplexos com o racismo enraizado nessa população. Os diálogos são impressionantes, cenas cruéis de doer na alma. Passei o filme todo imaginando como pode existir pessoas que se julgam superiores apenas por causa da cor de pele.
Mississipi em Chamas
"Mississipi em Chamas" nos mostra claramente uma segregação agressiva e chocante baseada numa ideologia que prega a diferença de classes. É possível observar nas entrelinhas do filme que ocorria nessa cidade uma doutrina de supremacia branca da Ku Klux Klan que remete diretamente aos nazistas de Adolf Hitler.
Mississipi em Chamas
Assisti "Mississipi em Chamas" com os olhos do agente Ward, que após observar os negros serem discriminados, espancados, assassinados, igrejas e casas sendo queimadas, se revolta contra esse mundo cruel e violento.

Com certeza esse é um belo filme e que retrata uma época recheada de dissimulações e segregação racial. Vale a pena conferir.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 128 minutos
Gênero: Thriller, Drama, Mistério, Clássico, Neo Noir
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,8