Filme: "Irreversível (2002)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 27, 2014

Filme: "Irreversível (2002)"

"O tempo destrói tudo."

"Irréversible" entra numa categoria de filmes que recomendo para poucos, pois acredito que nem todas as pessoas estão preparadas para se depararem com as cenas apresentadas nessa película.

Uma história muito inteligente contada de trás pra frente (o início seria o final), porém é impossível não sentir desconforto com as cenas de ultra violência, principalmente a tão famosa cena de estupro.

Dirigido por Gaspar Noé e lançado em 2002, esse filme é considerado pelos críticos como um dos filmes mais perturbadores de toda a história do cinema. Posso defini-lo como intrigante, chocante e inesquecível.

Como já havia dito, iniciamos o filme pelo seu final, portanto, inicialmente o filme parece confuso, mas uma dica é prestar atenção em cada detalhe para entendê-lo, pois é dividido em várias sequências.
Irreversível
Na primeira sequência acompanhamos o desespero de Marcus (Vicent Cassel) e seu amigo Pierre (Alberto Dupontel) que adentram no submundo parisiense à procura de um homem que havia estuprado e espancado a sua namorada Alex (Monica Bellucci).
Irreversível
Nessa primeira sequência já está uma das cenas mais violentas e difíceis de digerir. Após o desfecho do filme, passamos para a sequência seguinte que é o momento em que Marcus e Pierre descobrem o nome do agressor de Alex.
Irreversível
São cenas frenéticas que deixam o expectador com os nervos a flor da pele. Outro detalhe é a câmera girando descontroladamente deixando qualquer expectador desconfortável e atordoado.
Irreversível
A próxima sequência é sem dúvida a pior cena que eu já assisti desde que assisto filmes. Acompanhamos Alex saindo de um evento e entrando num beco vermelho para cortar caminha até sua casa. Nesse local ela se depara com um homem, ela grita por socorro, alguém se aproxima, mas foge. É impossível descrever essa cena, somos apenas testemunhas desse ato imperdoável. 
Irreversível
Após esse clima tenso, passamos para a próxima sequência em que Alex e Marcus se divertem, é durante esse evento que descobrimos fatos curiosos sobre o casal e Pierre, o amigo deles. Alguns diálogos bem interessantes entre os três que provoca risos no expectador.
Irreversível
As próximas sequências mostram a paixão ardente entre Alex e Marcus. E terminamos o filme com o seu início, no entanto, nos chocamos novamente com uma grande revelação de Alex e temos certeza que o futuro vai pesar sobre o passado.
Irreversível
"Irreversível" mostra a cada recuo a desconstrução da vingança de Marcus e isso é que deixa a trama ainda mais intrigante.

O interessante desse filme é que ele mostra, que independentemente do que você faça, nada vai alterar os fatos ocorridos. Apesar das cenas ultra-violentas, "Irreversível" gera um profunda reflexão em todos que o assistem.

Realmente, é um filme feito para pessoas fortes e inteligentes, é daqueles filmes que pouquíssimas pessoas vão querer assisti-lo uma segunda vez (jamais assisto novamente), pois o impacto deste filme é muito desagradável.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 97 minutos
Gênero: Drama, Suspense, Policial
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 9,1