Filme: "O Mágico de Oz (1939)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 24, 2014

Filme: "O Mágico de Oz (1939)"

O Mágico de Oz"Não há lugar melhor que o nosso lar."

"The Wizard of Oz" é repleto de magia, é arte pura, é poesia e beleza. Jamais será produzido outro filme com tanta leveza e encantamento e a cada restauração (o filme é um dos primeiros feitos em Technicollor) consegue ficar ainda mais bonito.

Essa obra cinematográfica sem igual foi dirigida por Victor Freming e seu lançamento aconteceu em 1939. Recebeu indicações ao Oscar como Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Especiais e ganhou a estatueta como Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

Uma curiosidade sobre o filme é que durante as gravações ocorreu quatro substituições de diretores, mas "O Mágico de Oz" não perdeu a sua grandeza e se tornou o mais perfeito filme infantil já produzido. 

O Mágico de Oz
Essa fábula inicia no Kansas, local onde mora Dorothy Gale (Judy Garland). A garota tem 11 anos de idade e mora com seus tios Henry (Charley Grapewin) e Em (Clara Brandick). 
O Mágico de Oz
Todos vivem tranquilamente na fazenda, até que certo dia Totó, cãozinho de Dorothy ataca Srta. Gulch (Margaret Hamilton). Irritada ela vai até a residência dos Gale com um ordem judicial para levar Totó.
O Mágico de Oz
Dorothy se desespera, porém seus tios são obrigados a entregar Totó, mas o cãozinho consegue fugir e volta para a fazenda. No entanto, a menina teme que a malvada Srta. Gunch volte e decide fugir. No meio do caminho ela conhece o professor Marvel (Frank Morgan). Ele percebe que Dorothy havia fugido de casa e consegue persuadir a menina para que ela volte para casa. 
O Mágico de Oz
Porém, um forte ciclone se aproximava da propriedade e os ajudantes Zeke (Bert Lahr), Hickory (Jack Harley) e Hunk (Ray Borger) sem escondem no porão juntamente com Charles e Em. Dorothy acaba se perdendo deles e corre para dentro de casa.
O Mágico de Oz
Uma tela da janela é arrancada e bate em sua cabeça. Atordoada, Dorothy percebe que sua casa foi arrancada do chão devido a força do vento e a garota vê pela janela a megera Srta. Gunch passeando de bicicleta que rapidamente se transforma numa horrenda bruxa.
O Mágico de Oz
Dorothy ouve um estrondo e descobre que foi parar em um lugar maravilhoso. Logo surge Glinda (Billie Burke) e interroga a garota para saber se ela é uma bruxa boa ou má, pois os munchkins, habitantes do local mágico avisaram Glinda que uma bruxa havia libertado todos, das maldades da Bruxa Má do Leste.
O Mágico de Oz
Glinda retira os sapatinhos de rubi da Bruxa Má do Leste e coloca nos pés de Dorothy, no entanto, a Bruxa Má do Oeste aparece para se apoderar dos sapatinhos, o problema é que nesse lugar encantado ela não possui nenhum poder e jura se vingar.
O Mágico de Oz
Contudo, o maior desejo de Dorothy é voltar para o Kansas, mas Glinda não pode ajudar, somente o Todo-Poderoso Mágico de Oz (Frank Morgan) é que pode levá-la de volta para o seu lar. Dorothy parte em busca do mágico que mora na Cidade das Esmeraldas, mas ela recebe um comunicado de Glinda, jamais tirar os sapatinhos de rubi.
O Mágico de Oz
E então Dorothy segue pela Estrada dos Tijolos Amarelos em busca da Cidade da Esmeraldas. No caminho ela conhece o Espantalho (Ray Borger) que sonha em ter um cérebro e convida-o para seguir viagem com ela.
O Mágico de Oz
Mais adiante eles encontram o Homem Lata (Jack Harley) que estava completamente enferrujado, ele deseja ter um coração e Dorothy também faz o convite para ele seguir junto nessa longa jornada até a Cidade das Esmeraldas e o Homem Lata prontamente aceita.
O Mágico de Oz
Os três seguem a viagem e juntamente com eles está Totó, o fiel companheiro de Dorothy. Um pouco adiante eles conhecem o Leão Covarde (Bert Lahr) que gostaria de ser corajoso e o quarteto segue em busca do Poderoso Mágico de Oz.
O Mágico de Oz
Não demora muito e todos chegam na Cidade da Esmeralda, mas encontrar o Mágico de Oz não seria uma tarefa fácil, ainda mais que a Bruxa Má do Oeste seguiu o quarteto e não medirá maldades para conseguir os sapatinhos de rubi que estão com Dorothy.
O Mágico de Oz
Mas a história não acaba aqui, porque as aventuras de Dorothy, seus três novos amigos e o cãozinho Totó estavam apenas começando.
O Mágico de Oz
"O Mágico de Oz" foi baseado na preciosa série de livros do escritor L. Frank Baum e faz parte do American Film Institute como o melhor filme familiar de todos os tempos. 

Neste filme podemos observar o perfeito equilíbrio entre poesia, pintura, infância, diversão, valores familiares, direção impecável e elenco excelente. O cenário é absolutamente encantador, desde os pequenos detalhes até as gigantescas pinturas, tudo é bonito e mágico.
O Mágico de Oz
Passados mais de 70 anos desde o seu lançamento, o filme "O Mágico de Oz" continua impressionando a todos pela sua exuberância, melodias, fotografia, cenários e história. 

Sem dúvida é um filme inesquecível que todos devem assistir inúmeras vezes, pois assim como Dorothy, muita vezes precisamos fazer uma viagem através da ilusão para descobrirmos que "não há lugar melhor que o nosso lar" e que a felicidade está dentro de nós, apenas precisamos encontrar o caminho correto para chegar até ela.
O Mágico de Oz
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 102 minutos
Categorias: Fantasia, Aventura, Família, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0