21/05/2014

Filme: "A Tortura do Silêncio (1953)"

Tortura do Silêncio"Quem foi que disse que o silêncio não mata?"

"I Confess" sem dúvida é uma grande obra-prima do genial Alfred Hitchcock. O lançamento do filme aconteceu em 1953 e foi baseado na peça francesa "Nos Deux Consciences" de 1902, do autor Paul Anthelme que Hitchcock havia assistido na década de 30.

Nessa verdadeira tortura psicológica, acompanhamos a história do jovem padre Michael Willian Logan (Montgomery Clift) que não pode colocar em jogo o inviolável "segredo de confissão".
Tortura do Silêncio
Ao chegarem em Quebec, o refugiado alemão Otto Keller (O.E. Hasse) e sua esposa Alma Keller (Dolly Haas) são acolhidos pelo Padre Logan, que logo consegue um emprego para Keller em sua Reitoria.
Tortura do Silêncio
Certa noite, Keller entra na igreja tarde da noite para confessar um grave pecado. Keller acabara de cometer um crime e o padre aconselha seu amigo a confessar esse assassinato para a polícia. 
Tortura do Silêncio
Porém, as circunstâncias levam o Inspetor Larrue (Karl Malden) a suspeitar dos Padres da cidade, pois o criminoso foi visto fugindo do local do crime de batina.
Tortura do Silêncio
Após fazer algumas perguntas para Logan, mas sem obter respostas, o inspetor chega até Ruth Grandfort (Anne Baxter), uma ex namorada do padre, mas que agora era casada com Pierre Grandfort (Roger Dann). 
Tortura do Silêncio
No entanto, Ruth estava sendo chantageada pelo inescrupuloso advogado que foi assassinado, pois logo após a Segunda Guerra Mundial ela se encontrou com Logan e foi vista por este homem que passa a ameaçá-la. Apavorada, ela procura por Logan e pede ajuda dele.
Tortura do Silêncio
Por outro lado, as investigações de Larrue colocam o padre como o principal suspeito e logo ele é acusado de ter cometido o crime. Acaba sendo julgado e o próprio Keller depõe contra seu amigo, pois sabia que o Padre Logan jamais contaria o segredo de confissão. 
Tortura do Silêncio
O desfecho do deste filme é sensacional e chega a dar arrepios só de lembrar.
Tortura do Silêncio
Com certeza "Tortura do Silêncio" é um dos melhores filmes de suspense que já assisti. Fotografia impecável, os enquadramentos são perfeitos e as imagens em preto e branco deixam o clima perturbador e charmoso. Apesar de ser pouco conhecido, é um excelente filme que vale cada minuto assistido.

Comovente, revoltante e agoniante são as palavras perfeitas para descrever esse grande filme de Hitchcock. E já entrou para a minha listinha dos meus filmes favoritos. Simplesmente perfeito.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 95 minutos
Gênero: Film-Noir, Thriller, Policial, Suspense
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário