Filme: "Um Corpo que Cai (1958)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 14, 2014

Filme: "Um Corpo que Cai (1958)"

 "Só um vagueia. Dois juntos vão a algum lugar."

"Vertigo" foi eleito como o melhor filme de todos os tempos pela pesquisa British Film Institute e também faz parte dos melhores filmes do diretor Alfred Hitchcock. Foi baseado no livro "D'Entre les Morts" da dupla Pierre Boileau e Thomas Narcejac que foi escrito especialmente para o mestre do suspense.

Os negativos originais dessa obra estavam deteriorados pelo tempo e má conservação e foram gastos mais de US$ 1 milhão para restaurar o filme em 1996. O lançamento aconteceu em 1958 e recebeu indicações ao Oscar de Melhor Som e Melhor Direção de Arte.

Esse sofisticado filme relata a história do detetive de Polícia de San Francisco John Scottie Ferguson (James Stewart) que após um incidente, acabou se aposentando por causa do seu problema de acrofobia (medo de alturas).
Porém, sua ex-noiva Midge Wood (Barbara Bel Geddes) sugere ao Scottie que para ficar curado desse transtorno, ele deverá passar por outro choque semelhante ao anterior.
Contudo, as coisas mudam para Scottie quando seu amigo da época de faculdade Gavin Elster (Tom Helmore) pede para que o detetive siga sua esposa Madeleine Elster (Kim Novak) que aparentemente está sendo possuída por um espírito.
Scottie aceita o serviço e começa a seguir Madeleine. O detetive acaba descobrindo que a moça visita todos os dias uma sepultura de Carlota Valdes, uma mulher com aparência física semelhante a de Madeleine. 
O detetive fica intrigado e descobre que Carlota era bisavó de Madeleine, ele também descobre que a mulher havia se suicidado aos 26 anos, a mesma idade que Madeleine está agora. Porém, durante essa tarefa de seguir Madeleine, ele acaba presenciando uma tentativa de suicídio de Madeleine na Baia de San Francisco. Após salvar Madeleine, Scottie se aproxima da bela loira e acaba se apaixonando completamente por ela e vai tentar ajudar a amada a se livrar desse espírito maléfico.
Um Corpo que Cai
Entretanto, Scottie não consegue evitar uma tragédia. Então, o detetive fica transtornado com o ocorrido e entra numa profunda depressão, ele busca ajuda num sanatório e acaba ficando internado por algum tempo. Completamente recuperado do trauma, Scottie recebe alta e ao sair da clínica ele avista uma mulher semelhante a Madeleine, porém, mal vestida. Ele vai atrás da moça e ela se identifica como Judy Barton (Kim Novak). 
Um Corpo que Cai
O detetive fica obcecado por Judy e pede a ela que use vestidos e penteados iguais de Madeleine, ela aceita o pedido. No entanto, Judy esconde um grande segredo.
Um Corpo que Cai
"Um Corpo que Cai" é, à primeira vista um filme comum, mas se você assisti-lo prestando atenção em cada detalhe vai entender porque está entre os melhores filmes de todos os tempos. Resumiria como a essência da arte cinematográfica.
Um Corpo que Cai
Para ser bem precisa, Hitchcock esquematizou as cores azul, verde, amarelo, marrom e vermelho que o diretor fez questão de destacar cuidadosamente no filme. Mas o interessante é observar os esquemas e depois procurar o significado.
Um Corpo que Cai
"Um Corpo que Cai" possui todo o charme e beleza que somente os clássicos antigos possuem. Foi filmado com maestria pelo gênio do suspense, que nos presenteou com uma densa exploração da paixão amorosa, possessão e obsessão, sem igual.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 128 minutos
Categorias: Thriller, Suspense, Mistério, Drama, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0