Filme: "A Casa dos Espíritos (1993)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, junho 04, 2014

Filme: "A Casa dos Espíritos (1993)"

"Você não deve desejar a morte, ela virá de qualquer forma, mas ao contrário, precisa lutar pela vida, pois a vida é um milagre."

"The House of the Spirits" é um belo filme, emociona e provoca profunda reflexões. A direção foi de Bille August, sendo baseado no romance homônimo "La Casa de Los Espíritus" escrito por Isabel Allende. O lançamento do filme aconteceu em 1993.

Essa história belíssima que mistura espiritualidade, política, amor e esperança, relata a saga da família Trueba no século XX nos Andes chilenos. Acompanhamos a história de Esteban Trueba (Jeremy Irons), um homem muito rude e pobre que deseja ser poderoso.
A Casa dos Espíritos
Ele acaba perdendo Rosa (Teri del Valle) antes mesmo de conseguir casar-se com ela. Desiludido do amor, Esteban decide abandonar a mãe que estava muito doente e sua irmã Férula (Glenn Close) e vai em busca de fortuna.
A Casa dos Espíritos
Esteban consegue comprar uma velha fazenda no interior do Chile e graças ao seu esforço e exploração dos camponeses locais ele fica rico, mas ainda faltava algo, uma esposa. Após muitos anos ele reencontra Clara (Meryl Streep) que na verdade é a irmã mais nova de Rosa, o grande amor de Esteban do passado.
A Casa dos Espíritos
No entanto, Clara tinha poderes paranormais, ela conseguia prever acontecimentos futuros. Quando criança, ela previu a morte de Rosa e desde esse dia permaneceu em silêncio, pois temia que se falasse algo, as palavras se tornarem realidade. Porém, ela quebrou o silêncio quando reencontrou-se com Esteban. Temerosa por achar Clara estranha, Férula procura a moça e recebe um carinho de irmã, algo que ela não conhecia até o momento. E as duas se tornam grandes amigas.
A Casa dos Espíritos
E após o casamento, Férula vai morar com o casal e todos vivem felizes até que o ciúme doentio de Esteban faz ele expulsar a irmã de sua fazenda, porém, ele recebe uma maldição de Férula.

Os anos passam, muitos fatos acontecem e Blanca (Winona Ryder) termina os estudos no colégio interno e volta a morar na fazenda com os pais, mas a garota vive um amor proibido com Pedro (Antonio Bandeiras). Um amor que nasceu na infância e nem o rigoroso Esteban conseguiu destruir.
A Casa dos Espíritos
Esteban tenta separar o casal, mas o que ele consegue é o término do seu próprio casamento. Clara e Blanca decidem sair da fazenda e morar na cidade. Blanca descobre que está grávida de Pedro e decide ter a filha sozinha, pois ela tem certeza absoluta que no futuro conseguirá se unir com o pai de seu bebê.
A Casa dos Espíritos
Esteban decide ser político, porém, o seu maior rival nas eleições será Pedro, o homem que ele mais odeia. Após ser derrotado pelos socialistas, Esteban decide organizar um golpe militar, mas o que ele não previa é que sua própria filha seria presa e torturada na prisão. Desesperado, Esteban já idoso, tenta salvar a vida de Blanca.
A Casa dos Espíritos
"A Casa dos Espíritos" é um filme encantador, conseguiu prender a minha atenção do primeiro minuto até o final, mesmo sendo longo (são 2h20min de filme). 

Assistir esse filme é provar um mix de sentimentos (ódio, amor, compaixão, raiva, apreensão, agonia). Ainda não li o livro, mas todos dizem que é um livro perfeito e com certeza será a minha próxima aquisição.
A Casa dos Espíritos
Apesar de ser pouco conhecido, "A Casa dos Espíritos" é um filme muito bom, que tem um enredo fascinante, elenco de peso e fotografias perfeitas. Assisti, gostei e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 140 minutos
Categorias: Drama, Romance, Espiritualista
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,0