Filme: "Vá e Veja (1985)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 28, 2014

Filme: "Vá e Veja (1985)"

"Pare de cavar!"

"Idi i Smotri" é o filme mais brutal e realista sobre a Segunda Guerra Mundial que assisti, em certos momentos esqueci que estava assistindo um filme e adentrei nesse nessa página negra da humanidade. Uma história chocante que todos devem assistir para que essas brutalidades jamais tornem a acontecer. 

Esse filme impactante foi produzido na Rússia e contou com a direção de Elem Klimov. Seu lançamento aconteceu em 1985.

A história inicia quando Florya Gaishun (Aleksei Kravchenko) ainda mora com sua família na Bielorrússia. Vemos o adolescente brincando com outro garoto de escavar um antigo campo de batalha à procura de rifles perdidos. Em seguida, um grupo de combatentes aparece na casa de Florya para levá-lo. Sua mãe tenta impedir, mas o adolescente queria ser um soldado.
Vá e Veja
Florya é um garoto que romantizava a guerra, e ao se juntar com outros combatentes, parecia que seus sonhos estavam se tornando realidade. Pois à princípio era tudo o que ele esperava.
Vá e Veja
Mas toda essa calmaria logo se abafa num choque de realidade. Em poucos minutos, as bombas começam a explodir e Florya começa a entrar no verdadeiro horror de uma guerra. Uma bomba deixa um zumbido no ouvido do garoto e esse barulho passa a ser constante para ele e para o expectador, pois se torna parte da trilha sonora do filme.
Vá e Veja
Somente Florya e Glascha (Olga Mironova) vagam sozinhos pela floresta. O garoto decide levar a moça para morar em sua antiga aldeia.
Vá e Veja
O garoto fala sobre sua família durante o caminho, mas ao chegar em sua antiga casa, Florya não encontra sua mãe e nem suas irmãs.
Vá e Veja
Os dois vão em direção ao pântano na esperança de encontrá-las, mas essa reação de Florya é uma tentativa de fuga da realidade brutal que havia ocorrido na aldeia, todos os moradores foram mortos pelos nazistas.
Vá e Veja
No entanto, a verdade vem a tona e juntamente, uma jornada de horrores que ele viveria nos próximos dias. Florya encontra sobreviventes de sua aldeia e agora terá que aceitar a terrível notícia que sua família foi brutalmente assassinada. Apenas seu pai sobreviveu, mas está muito ferido.
Vá e Veja
As pessoas que sobreviveram precisam se alimentar, e Florya juntamente com alguns homens vão em busca de alimentos e o garoto vai presenciar mais alguns horrores de guerra.
Vá e Veja
São cenas chocantes que mostram uma outra forma de enxergar as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial pelos nazistas.
Vá e Veja
Uma das cenas mais impactantes do filme é a cena do celeiro, chega a doer na alma imaginar que algo assim aconteceu.
Vá e Veja
A crueldade é estampada com sorrisos insanos nos rostos dos soldados nazistas. Por onde os nazistas passavam deixavam rastros da morte. Cenas incômodas e atormentadoras.
Vá e Veja
"Vá e Veja" não tem pudores, mostra a loucura casual e visceral dos soldados nazistas. Os horrores da Segunda Guerra são um espiral crescente neste filme, em cada cena acontece algo chocante, cruel, horrível.
Vá e Veja
E assistimos as atrocidade cometidas pelos olhos de um menino que possuía a inocência de uma criança, e que teve seus sonhos destruídos. Esses mesmos sonhos que foram arrancados de milhões de pessoas através de um conflito humanitário injusto e brutal.
Vá e Veja
"Vá e Veja" é um dos filmes mais difíceis de digerir, pois apresenta uma obra realista sobre a Segunda Guerra e com certeza, a mais brutal de todas. 
Vá e Veja
As atuações são impecáveis e a trilha sonora deu o arremate final e macabro a esta obra-prima do cinema mundial. Recomendo este filme russo para todos que querem ter uma visão mais abrangente sobre a Segunda Guerra Mundial.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 136 minutos
Gênero: Guerra, Drama, Histórico, Clássico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0