Filme: "Cantando na Chuva (1952)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, agosto 15, 2014

Filme: "Cantando na Chuva (1952)"

"Nunca houve nada entre nós. Apenas ar."

Que filme maravilhoso é "Singin' in the Rain". Um grande clássico que todos devem assistir. É uma obra de arte transformada em um filme encantador, puro, lírico, apaixonante e muito inteligente. Posso garantir que é o filme mais bonito que assisti, e também despertou em mim os sentimentos mais belos.

O filme ocupa a primeira colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de Todos os Tempos, feita pela revista American Film Institute (AFI) que foi divulgada em 2006. Eu concordo em gênero, número e grau, pois na minha lista pessoal dos melhores filmes que assisti, este está em primeiro lugar.
Cantando na Chuva
Foi dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly e seu lançamento aconteceu em 1952. O filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Trilha Sonora.
A trama é ambientada em 1927, e talvez essa seja a época mais importante de Hollywood, pois está acontecendo a transição dos filmes mudos para os falados. A história gira em torno do maior galã dos filmes mudos, Don Luckwood (Gene Kelly) e juntamente com Lina Lamont (Jean Hagen) formam a dupla de maior sucesso do cinema.
As revistas apontam um suposto relacionamento amoroso entre Lina e Don, o que não é verdade. Porém, a atriz acredita que é a noiva de Don e faz questão de gritar aos quatro ventos.
Mas durante uma fuga das fãs, Don invade o carro da jovem Kathy Selden (Debbie Reynords), uma aspirante a atriz que acaba chamando a atenção do ator por questioná-lo sobre seu talento. Don fica obcecado pela garota.
Cantando na Chuva
Só que uma novidade em Hollywood está mexendo com a vida dos dois astros do cinema mudo, o cinema falado começa a virar moda entre os expectadores. Então o diretor do novo filme que trás o casal como protagonistas decide fazer a película falada.
Cantando na Chuva
Então Lina e Don precisam se adaptar a essa nova mania de Hollywood, porém a atriz é completamente estabanada, além de possuir um voz estridente horrível. 
Cantando na Chuva
Nem mesmo trabalhando e estudando muito para o novo filme Don consegue esquecer Kathy, mas seu amigo e funcionário do estúdio Cosmo Brown (Donald O' Connor) reconhece a moça durante uma apresentação e vai mover montanhas para aproximar Don e a jovem atriz. O trio protagoniza alguns dos momentos mais belos e também momentos hilários do filme.
O diretor do novo filme de Don resolve usar a bela voz de Kathy e assim substituir a voz horrorosa de Lina, porém, Lina percebe que Don está apaixonado pela moça e decide atrapalhar a vida da garota.
Cantando na Chuva
"Cantando na Chuva" é muito mais que uma linda história de amor regada a sapateados, o filme apresenta uma riqueza de informações sobre a transição do cinema mudo para o cinema falado. Todos os problemas de adaptação dos artistas, as dificuldades com o microfone, vozes estranhas, ruídos, o uso abusivo de atores desconhecidos para dublagem, a limitação para seguir um roteiro e a falta de improviso que era muito bem usado em filmes mudos.
Cantando na Chuva
Também vemos como era tratado o cinema falado no seu início, pois muitos diretores e atores viam essa novidade com uma brincadeira de mau gosto. "Cantando na Chuva" faz referência ao filme "O Cantor de Jazz" o primeiro filme falado da história do cinema.
Mas "Cantando na Chuva" não é apenas informações, as sequencias musicais são lindas e charmosas, sequências como as aulas de sapateado de Don e Cosmo, a dança entre os dois e Kathy imaginando o fracasso de um filme mudo passando para falado, outra sequência é da ambientação cinematográfica de Don com Kathy, além é claro, da famosa sequência da dança na chuva feita por Don.
"Cantando na Chuva" é um filme perfeito, divertido e cativante. Quem assiste uma vez, certamente irá assistir, duas, três ou mais vezes, pois irradia sentimentos bons.
Cantando na Chuva
É um filme imperdível, sendo incluído em todas as listas dos Melhores Filmes de Todos os Tempos. E afinal, após assistir esse filme, quem nunca tentou dançar na chuva? Confesso que é um sonho que irei realizar numa noite dessas. 
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 103 minutos
Categorias: Musical, Comédia, Romance, Drama, Clássico
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0