Filme: "Crepúsculo dos Deuses (1950)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 06, 2014

Filme: "Crepúsculo dos Deuses (1950)"

Crepúsculo dos Deuses
"Eu ainda sou grande. Os filmes é que ficaram pequenos."

"Sunset Boulevard" provavelmente é o Film-Noir mais conhecido de todos os tempos. Denso, profundo, envolvente, magnifico, fabuloso, encantador, nem que eu usasse todos os os adjetivos conseguiria descrever essa obra-prima. 

A direção foi de Billy Wilder e seu lançamento aconteceu em 1950. É considerado um dos filmes mais notáveis do cinema americano. O título original do filme corresponde ao nome fictícia da rua onde ficava localizada a mansão da ex-estrela de Hollywood.
Crepúsculo dos Deuses
Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Montagem e Melhor Fotografia - Preto-e-branco. E venceu nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte - Preto-e-branco.

Essa história fascinante mostra o lado negro dos bastidores de Hollywood, e tudo isso em plenos anos dourados. 
Crepúsculo dos Deuses
O filme inicia descrevendo um crime, e uma voz narra como tudo começou. O roteirista Joe Gillis (William Holden) tenta fugir de uma dívida financeira e encontra uma antiga mansão.
Crepúsculo dos Deuses
Curioso, ele entra na casa para descobrir que morava naquele mausoléu. Joe encontra a atriz Norma Desmond (Gloria Swanson) que vive recruta e solitária na mansão. Com ela está apenas o fiel empregado Max von Mayerling (Erich von Stroheim).
Crepúsculo dos Deuses
A vida dessa estrela do cinema mudo começa a mudar consideravelmente depois que ela descobre que Joe é roteirista de cinema. Norma mostra ao rapaz um rascunho de uma história sobre Salomé que está escrevendo, e praticamente obriga o roteirista a editar o texto.
Crepúsculo dos Deuses
Ela pretende mostrar essa história para Cecil B. DeMille e na imaginação de Norma, essa história marcará o seu retorno às telonas. 
Crepúsculo dos Deuses
O roteiro era insuportável, mas o pagamento era muito bom e Joe acaba ficando na mansão. Norma era uma pessoa audaciosa e os dois acabam se envolvendo amorosamente.
Crepúsculo dos Deuses
Joe fica entediado dessa vida ao lado da soberba Norma e resolve sair a noite para encontrar algum sentido para sua vida, e com a ajuda de uma amiga, ele começa a escrever seu próprio roteiro. 
Crepúsculo dos Deuses
Norma descobre os planos de Joe e o desfecho deste filme é antagônico. Assistimos uma das cenas mais clássicas de todos os tempos.
Crepúsculo dos Deuses
"Crepúsculo dos Deuses" nos apresenta os bastidores secretos do maior estúdio cinematográfico do mundo. 
Crepúsculo dos Deuses
É uma obra obrigatória para todos os apreciadores de bons filmes. "Crepúsculo dos Deuses" retrata perfeitamente a decadência dos grandes atores do cinema mudo que não conseguiram se adaptar as mudanças cinematográficas. 

É um filme genial e atemporal. Com certeza, é o melhor filme feito em Hollywood sobre Hollywood.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 115 minutos
Gênero: Drama, Film-Noir, Clássico, Cult
Classificação: Livre
Nota: 10,0