Filme: "Dançando no Escuro (2000)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 17, 2014

Filme: "Dançando no Escuro (2000)"

Dançando no Escuro
"Dizem que é a última canção, mas eles não nos conhecem, só será a última canção se deixarmos que seja."

"Dancer in the Dark" é um filme superestimado do diretor Lars Von Trier. Como já sabemos, esse diretor não se preocupa em agradar o público, escrevendo histórias "bonitinhas" apenas para faturar bilheterias. 

Suas histórias são densas, fortes, sensíveis, ousadas, marcantes... E no filme em questão não é diferente, nos apresenta a realidade como ela é, sem meias verdades ou máscaras.

Foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Canção - "I've Senn it All", e acumulou diversos prêmios ao redor do mundo. Seu lançamento aconteceu no ano de 2000.


A trama se passa em 1964 e gira em torno de Selma Jezkova (Björk). Ela é imigrante do norte europeu que decidiu mudar de vida, juntamente com seu filho Gene (Vladica Kostic), nos Estados Unidos.
Dançando no Escuro
Selma é portadora de uma doença rara e hereditária que a deixará cega dentro de pouco tempo. Contudo, ela trabalha dia e noite para juntar dinheiro suficiente, e assim poder pagar a cirurgia para seu filho, que sofre da mesma doença. 
Dançando no Escuro
A moça mora em um trailer alugado, de propriedade do policial Bill (David Morse) e de sua esposa Linda (Clara Seymor).
Dançando no Escuro
Selma trabalha em uma fábrica de indústria metalúrgica pesada e conta com a ajuda da sua melhor amiga Kathy (Catherine Deneuve) e do apaixonado Jeff (Peter Stormare).
Dançando no Escuro
Nas poucas horas vagas, Selma e Kathy vão ao cinema apreciar filmes musicais, devido a pouco visão de Selma, Kathy descreve os passos musicais com seus dedos nas palmas das mãos da moça. 
Dançando no Escuro
Selma também ensaia no teatro uma peça musical, mas logo ela começa a demonstrar que está perdendo a visão, isso faz com que ela tenha delírios com diversos números musicais. E devido a essas alucinações, Selma comete um grave erro na fábrica e é despedida.
Dançando no Escuro
Quando ela chega em casa exausta, seu vizinho Bill ajuda levar Gene e a moça acaba revelando seu segredo, e também fala sobre seu dinheiro guardado. Bill sabendo que Selma está quase cega, se esconde no trailer e observa onde ela guardava o dinheiro, roubando-a.

No dia seguinte, Selma encontra a caixa vazia, ela vai reclamar para a esposa de Bill, mas é recebida de forma grosseira, pois Bill havia inventado uma história absurda para Linda. Selma fica muito triste.
Dançando no Escuro
A moça tenta recuperar o dinheiro, mas Bill saca um revolve e acaba sendo ferido. Linda pensa que Selma tentou roubar o marido e chama a polícia. Selma acaba matando Bill e foge, mas durante o seu ensaio no teatro ela é presa e acaba sendo condenada a morte.
Dançando no Escuro
Seus amigos Jeff e Kathy conseguem recuperar o dinheiro e tentam convencê-la a usar essa quantia para pagar um bom advogado, mas Selma se recusa, pois ela prefere morrer que ver seu filho cego. E Selma vai feliz, cumprir sua sentença.
Dançando no Escuro
"Dançando no Escuro" é um filme espetacular e inesquecível. Impossível não se comover e ao mesmo tempo se revoltar com todos os fatos que ocorrem na vida de Selma. Uma jovem mãe, sonhadora, que só queria dar ao filho a oportunidade de enxergar até ficar velhinho.

Foi filmado por câmera digital pelo próprio diretor, e é considerado um filme de arte, portanto, muitas pessoas acabam titulando essa obra como enfadonha. Por isso, recomendo apenas para os apreciadores dos bons filmes.

Confira mais detalhes do filme na página do IMDb

Classificação: 12 anos
Nota: 10,0