Filme: "O Homem Elefante (1980)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 31, 2014

Filme: "O Homem Elefante (1980)"

"Eu não sou um elefante! Eu não sou um animal! Eu sou um ser humano. Sou um homem."

Com esta frase dou inicio ao texto sobre "The Elephant Man", o filme mais marcante que já assisti. Foram 124 minutos de profunda reflexão, um nó na garganta e muitas lágrimas, algumas de tristeza e outras de alegria. Mas posso garantir que este filme transformou a minha maneira de enxergar o ser humano.

Todos nós podemos extrair muitas lições de vida de praticamente todos os filmes que assistimos, mas quando a trama é baseada numa história real, torna-se impossível não trazer alguns ensinamentos para nossa vida. E este filme tem essa façanha, pois a cena seguinte consegue ser mais tocante que a anterior, e assim se segue pelo filme inteiro, mudando conceitos, comovendo, fazendo o espectador sentir vergonha de alguns seres humanos, e se apaixonar profundamente por outros, que são tão belos quanto os anjos.
O Homem Elefante
Este filme biográfico foi dirigido por David Lynch, sendo baseado na história do inglês Joseph Merrick (1862-1890), ele era portador de uma doença rara conhecida como neurofibromatose múltipla ou Síndrome de Proteus que provocou terríveis deformações em cerca de 90% do seu corpo.
O Homem Elefante
Imagem real de Joseph Merrick
Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Direção. Além de concorrer e ganhar inúmeros prêmios importantes ao redor do mundo. Seu lançamento aconteceu em 1980.

A trama inicia quando o Dr. Frederick Treves (Anthony Hopkins) encontra Joseph Merrick (John Hurt) em um circo na Londres vitoriana, que trazia aberrações como espetáculos circenses. O cartaz do espetáculo dizia assim: "A vida é cheia de surpresas. Pense no destino da mãe dessa pobre criatura. Atacada no quarto mês de gravidez... Por um elefante selvagem. Atacada numa ilha perdida... na África. O resultado está aqui. Senhoras e senhores... o terrível... Homem Elefante!"
O Homem Elefante
O pobre rapaz é tratado como um animal, humilhado pelo dono do circo, que além de oferecer apenas batatas como alimento, também espancava Merrick.
A mãe de Merrick descobriu que seu filho tinha algo errado, quando este estava com 2 anos de idade. Ele acabou saindo de casa bem jovem e foi vendedor de rua, operário, mas por volta dos 20 anos de idade acabou chegando ao freak-show (espetáculo de aberrações).
Ao ser encontrado pelo médico Treves (futuro médico da Família Real Britânica), o rapaz é imediatamente retirado do circo e levado para morar no hospital.
No hospital, Merrick conhece sentimentos que até então ele desconhecia, ele recebe amor, atenção e respeito do médico, das enfermeiras e da Sra Kendal (Anne Bracoft), uma atriz consagrada que foi muito importante na trajetória de vida de Merrick.
Joseph Merrick recupera a sua integridade como ser humano e mostra ao mundo a sua capacidade intelectual, além da grandiosidade como pessoa. Um homem sensível, doce, amável e encantador, apesar da sua desfiguração.
Mas no hospital havia pessoas que queriam se beneficiar usando a doença de Merrick e, o pobre rapaz vai parar novamente nas mãos do malvado dono do circo. E o sofrimento volta a ser rotina na vida de Merrick. Com a ajuda dos seus amigos de espetáculos Merrick consegue fugir, e após sofrer várias humilhações durante a fuga, ele é encontrado e levado para o hospital.
Todos os amigos de Merrick estavam a sua espera no hospital. Muito mais que cuidados, ele recebe amor e respeito de todos, demonstrados em forma de aplausos no teatro. O desfecho dessa história tão triste, mas ao mesmo tempo tão bela, é inesquecível. Joseph Merrick mereceu encontrar em sua breve vida, amigos tão leais e verdadeiros.
"O Homem Elefante" conduz o espectador para dentro da realidade de vida de Joseph Merrick, e como já citei, é impossível não sentir um mix de sentimentos. É um excelente filme biográfico, com uma história simples e personagens reais, que retratam a história de uma das figuras mais famosas do mundo, tida na época como aberração mas era um ser humano bem melhor que muitos considerados 'normais'.
Julgar uma pessoa pela sua aparência é um dos atos mais covardes que o ser humano pode demonstrar, pois como vimos no filme, a aparência nada mais é, do que uma simples casca que esconde a beleza verdadeira, aquela que deixa todos deslumbrados. Fiquei completamente apaixonada por este filme e recomendo para todos.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 124 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Cult, Clássico
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 10,0