Filme: "O Inquilino (1976)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, agosto 19, 2014

Filme: "O Inquilino (1976)"

O Inquilino (1976)"... Diz-me, em que momento é que um indivíduo deixa de ser o que pensa que é?..."

Lançado em 1976, "The Tenant" fecha a  famosa "Trilogia do Apartamento" de  Roman Polanski. Além deste filme, a trilogia é composta por "O Bebê de Rosemary" e "Repulsa ao Sexo".

Este filme é um retrato fiel da psicose. O suspense foi muito bem trabalhado, mexe com o psicológico e consegue prender a atenção do espectador já nos primeiros minutos, pois vamos acompanhando as paranoias do personagem na sua descida angustiante à loucura.

A trama gira em torno de Trelkovsky (Roman Polanski), um jovem polonês que mora na França.
O Inquilino
O rapaz decide alugar um apartamento num condomínio antigo, onde os moradores são muito estranhos. Mesmo assim ele decide olhar o apartamento e descobre que a antiga inquilina Simone Choule tentou suicídio.
O Inquilino
Trelkovsky vai visitar a mulher no hospital, lá ele conhece Stella (Isabelle Adjani) que era a melhor amiga de Simone, mas a suicida não a reconhece. Pouco tempo depois Simone morre e o polonês fica com o apartamento. Após mudar-se para o apartamento, o polonês começa a perceber que seus vizinhos apresentam comportamentos estranhos.
O Inquilino (1976)
Ao mesmo tempo que começa a receber várias reclamações dos vizinhos, o rapaz começa a desenvolver o forte obsessão pela história de Simone. Ele vai perdendo sua própria identidade, incorporando a personalidade e adquirindo os mesmos gostos da antiga inquilina.
O Inquilino (1976)
E nos dias que se seguem, Trelkovsky fica neurótico, completamente paranoico, desconfiando de tudo e de todos e já é visível a sua loucura. O rapaz vai numa loja de perucas, compra uma e sai da loja de peruca. Em casa ele começa a se vestir de mulher, imitando a suicida.
O Inquilino (1976)
À princípio, sua intensão era só dar um susto nos vizinhos, mas ele acaba perdendo a noção da realidade e se transforma na própria Simone. Vamos acompanhando os delírios esquizofrênicos do polonês, e nos poucos momentos lúcidos, ele acredita que os vizinhos querem levá-lo a cometer suicídio.
O Inquilino (1976)
"O Inquilino" aborda o fascínio que o ser humano tem pelo desconhecido, que também pode ser algo muito perigoso. O desfecho do filme mostra isso claramente. Como sempre, Roman Polanski faz uma descrição minuciosa dos fatos, explicando detalhadamente cada situação e aprofunda o terror psicológico com uma maestria assustadoramente perfeita.
O Inquilino
Com este filme chega ao fim a excelente "Trilogia do Apartamento". Onde o cenário principal é o apartamento, local onde aparentemente estamos protegidos de tudo e de todos, menos de nós mesmos. "O Inquilino" é um filme forte, profundo e perturbador. Não é recomendável para quem mora sozinho em apartamento, nem para pessoas impressionáveis.
O Inquilino (1976)
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 126 minutos
Gênero: Suspense, Thriller, Clássico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0