Filme: "Cidade dos Sonhos (2001)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, setembro 11, 2014

Filme: "Cidade dos Sonhos (2001)"

Cidade dos Sonhos
"Silêncio, não há banda."

"Mulholland Drive." é um suspense surrealista que recebeu muitos elogios e prêmios. Com certeza é um dos melhores e mais intrigantes filmes do diretor David Lynch. É uma obra de arte perturbadora, insana e de difícil compreensão. Seu lançamento aconteceu em 2001.

Foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Diretor. No primeiro momento, a história parece não ter nenhum sentido, mas em cada cena encontramos detalhes que respondem todas as nossas interrogações.

A história começa com um acidente automobilístico em Los Angeles. Uma mulher sobrevive a colisão, mas perde a memória, e se abriga num edifício residencial administrado por Coco (Ann Miller).
Cidade dos Sonhos
Essa mulher estranha se esconde no apartamento da recém-chegada do Canadá, Betty (Naomi Watts) que é aspirante a atriz e está em Los Angeles para fazer um teste. Betty se surpreende com a moça desconhecida no seu quarto que diz se chamar Rita (Laura Harring).
Cidade dos Sonhos
As duas se tornam amigas e Betty decide ajudar Rita a descobrir sua verdadeira identidade. A única coisa que Rita possui é uma bolsa cheia de dólares e uma chave azul.
Cidade dos Sonhos
Do outro lado da cidade, se desenrola a história do cineasta Adam Kesher (Justin Theroux) que está sendo obrigado pela máfia a escalar outra atriz para o seu novo filme. Além de ser espancado pelo amante da esposa, ele é roubado pelos irmãos Castigliane.
Cidade dos Sonhos
Betty e Rita vão atrás das pistas sobre o passado da moça desconhecida. Elas chegam até a casa de Diane Selwyn e descobrem algo assustador, mas revelador.
Cidade dos Sonhos
Após essa revelação, Betty vai fazer seu teste e os caminhos de Betty e Adam vão se cruzar. 
Cidade dos Sonhos
As amigas vão ao clube Silêncio e após se emocionarem com uma comovente apresentação. Elas resolvem abrir uma caixinha azul com a chave encontrada na bolsa de Rita, e nesse momento somos sugados para dentro desta caixa, juntamente com os personagens. Impossível não dar um nó na cabeça do expectador nesse momento.
Cidade dos Sonhos
Um turbilhão de enigmas, mistérios e sensações desmoronam tudo que havíamos compreendido do filme. E a sonhada cidade dos sonhos de Betty se transforma no pior dos pesadelos.
Cidade dos Sonhos
"Cidade dos Sonhos" é um filme difícil de ser compreendido e muito mais difícil de ser descrito em palavras. Cada cena é um jogo de revelações, até sermos jugados pela caixinha azul, enovas personagens nos são apresentadas, Diane Selwyn e Camilla Rhodes, ambas atrizes, mas somente Camilla é bem sucedida, para Diane ficaram apenas os pequenos papéis. Quando as atrizes iniciam um trabalho com o cineasta Adam, Camille se apaixona pelo diretor e tem início os pesadelos de Diane.
Cidade dos Sonhos
Para assistir "Cidade dos Sonhos" o espectador precisa estar muito atento em todos os detalhes, pois sonhos e realidade se misturam. Poucas cenas passam clareza para o expectador sobre os dois estados em que Rita e Betty estão, é muito difícil distinguir realidade da fantasia.
Cidade dos Sonhos
"Cidade dos Sonhos" é um filme genial e complexo, que é explicado nos pequenos detalhes e o desenrolar da trama vai envolvendo o expectador como se fosse um sonho, mas desperta no pesadelo, embalados  pela música deprimente do Clube do Silêncio.
Cidade dos Sonhos
Apesar da dificuldade que tive para entender a trama, "Cidade dos Sonhos" entrou para a minha listinha dos melhores filmes que já assisti, surrealismo encantador.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 147 minutos
Gênero: Thriller, Mistério, Drama, Surrealismo
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0