Filme: "Ondas do Destino (1996)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, setembro 21, 2014

Filme: "Ondas do Destino (1996)"

Ondas do Destino
"Todo mundo tem alguma coisa em que é bom. Eu sempre fui burra, mas eu sou boa nisso."

"Breaking the Waves" é mais uma obra-prima surpreendente do estimado diretor Lars von Trier. Um filme capaz de atingir as profundezas da alma, despertar os mais verdadeiros sentimentos e intensificar a sensibilidade nas pessoas, é assim que resumiria essa obra de arte que estreou em 1996.

Foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, além de receber inúmeras indicações e premiações importantes ao redor do mundo.
Ondas do Destino
Essa história comovente acontece nos anos 70, na Escócia. Mais precisamente num pequeno vilarejo de fanáticos religiosos. É nesse local que vive a jovem Bess McNeill (Emely Wtason), uma moça de bom coração, mas que após a morte do irmão desenvolveu um distúrbio mental.
Ondas do Destino
Ela se apaixona profundamente por Jan Nyman (Stellan Skarsgard). O rapaz é operário na refinaria e por não ter religião, a vila toda fica escandalizada. E mesmo com a desaprovação do relacionamento, Bess e Jan se casam.
Ondas do Destino
E é com Jan que a moça descobre uma imensa felicidade, algo que até então ela nunca havia experimentado.
Ondas do Destino
Mas Jan precisa voltar ao trabalho, e isso deixa Bess desesperada e resulta em depressão. Ela passa os dias rezando na capela local para que seu marido volte logo para casa ou na cabine telefônica esperando ligações de Jan.
Ondas do Destino
Certo dia, uma tragédia acontece na vida de Bess. Seu marido Jan sofre um grave acidente e fica paralisado do pescoço para baixo.
Ondas do Destino
Bess acredita que foi por sua culpa que Jan sofreu o acidente, pois ela havia pedido em orações para que Deus trouxesse seu marido para casa.
Ondas do Destino
O estado de saúde de Jan se agrava a cada dia e num momento de insanidade, o rapaz pede para Bess deixá-lo e buscar um amante, para que outro homem possa proporcionar a ela aquilo que ele já não poderia.
Ondas do Destino
A partir desse momento, Bess acredita que se fizer o aquilo que Jan lhe pediu, estará devolvendo a vida para ele. Suas atitudes começam a escandalizar todos os moradores do vilarejo.
Ondas do Destino
E a medida que o estado de saúde de Jan se agrava, ela vai tomando atitudes mais desesperadas, mas que considera grandiosas, pois devido a sua fé cega, ela acredita que tem o poder de curar seu marido. O desfecho é comovente, inesquecível e revoltante.
Ondas do Destino
"Ondas do Destino" é um filme que relata uma história de amor e fé nada convencional. Uma trama única, que causa um impacto muito forte no expectador, gerando reflexões profundas, podendo provocar desconforto nas pessoas mais sensíveis.
Ondas do Destino
Resumiria "Ondas do Destino" como um filme terrivelmente bonito e cruelmente bom. A trilha sonora dá o seu toque final. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 159 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0