Filme: "Abismo do Medo (2005)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, novembro 21, 2014

Filme: "Abismo do Medo (2005)"

"Trata-se de uma viagem de egos."

"The Descent" é um filme que me surpreendeu, bem claustrofóbico e tenso, com ótimas cenas de terror psicológico, impossível assisti-lo sem sentir agonia.

Foi dirigido por Neil Mashall e seu lançamento aconteceu em 2005. Venceu o prêmio Saturn Award em 2007 como o Melhor Filme de Horror.

A história gira em torno de um grupo de amigas que tem em comum o gosto por esportes radicais. Nas primeiras cenas assistimos mais uma aventura radical, e ao término desta, Sarah (Shauna Macdonald) sofre um grave acidente de carro, onde seu marido e filha morrem instantaneamente.
Um ano após o acidente, as amigas decidem reunir-se novamente para reavivar a amizade e ao mesmo tempo viverem uma nova aventura.
Juno (Natalie Jackson Mendonza) é quem organiza a exploração a uma caverna, no entanto, ela não avisa as demais amigas que este local nunca havia sido explorado.
Inicialmente elas tentam manter a calma, mas logo descobrem que alguém já havia entrado nesta caverna, porém, ninguém saiu vivo de lá e isso abala o psicológico de todas.
Desesperadas, elas encontram um caminho que possa levá-las para fora do local, mas algumas rochas se desprendem bloquendo a saída, e consequentemente, deixando-as presas dentro da caverna.
Sem possibilidades aparentes de sair caverna, elas resolvem explorar o lugar, e assim, encontrar um meio de sair do subsolo. Entretanto, com pouquíssima iluminação, os perigos aumentavam a cada momento.
E para piorar ainda mais a situação, elas passam a ser perseguidas por criaturas muito estranhas que vivem na escuridão.
"Abismo do Medo" é um filme simples, mas bem elaborado e não dá possibilidade de falhas. A relação de amizade é o ponto forte da trama, bem detalhado com excelentes diálogos.
As situações claustrofóbicas deixam o expectador inquieto, e a ausência de luz deixam o clima ainda mais assustador. 
Outro cuidado que a produção do filme tomou foi com as criaturas que habitavam a caverna, nada de esteriótipos de criaturas assassinas. Durante todo o desenrolar da trama são usados jogo de luz e sombra, dessa forma os seres estranhos não são totalmente expostos, aumentando ainda mais a tensão do expectador.
O filme tem dois finais diferentes, um que foi incluído em sua exibição na Inglaterra e outro para os Estados Unidos. O desfecho em inglês é mais longo, cerca de oito minutos a mais e foi considerado demasiadamente pesado para o público americano. Mas a versão lançada no Brasil tem o final em inglês e é possível identificar o ponto onde inicia. 
"Abismo do Medo" é um filme assustador e tenso, mas que aborda de maneira emocionante, a relação de amizade entre as personagens.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 99 minutos
Gênero: Terror, Aventura, Ficção Científica
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,1