Filme: "Gêmeos - Mórbida Semelhança (1988)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, novembro 20, 2014

Filme: "Gêmeos - Mórbida Semelhança (1988)"

"Onde conseguiram estes instrumentos?"

"Dead Ringers" é o terceiro filme que assisto do diretor David Cronenberg, os outros foram "A Mosca" e "Crash - Estranhos Prazeres" e todos são obras viscerais. O lançamento deste filme aconteceu em 1988.

Cronenberg tem a forma perfeita para deixar o espectador psicologicamente perturbado. E nesse filme o diretor abusa das sutilezas para mostrar um estudo da psicologia dos gêmeos  que tem suas vidas assustadoramente ligadas. 

A trama é baseada na história real dos gêmeos ginecologistas Stewart e Cyril Marcus que foram encontrados mortos no apartamento em que moravam, em 1975, na cidade de Nova York. Ambos estavam nus, e seus corpos encontravam-se em estado de composição. A causa das mortes foi overdose provocada pelo consumo de drogas.

Elliot e Beverly Mantle (Jeremy Irons) são muito próximos desde a infância. Suas identidades parecem estar ligadas por uma força de 'consciência conjunta'.
Após chegarem a idade adulta, ambos se tornam brilhantes médicos ginecologistas que pesquisam a fertilidade feminina na clínica particular. Além de dividir a mesma profissão, eles dividem o local de trabalho, o apartamento onde moram e as conquistas amorosas.
Apesar de serem gêmeos idênticos, eles possuem comportamentos diferentes, Elliot é arrogante, narcisista e tira vantagens da profissão para conquistar as pacientes,  já Bev é muito tímido e introvertido, que tem sua vida sexual à sombra do irmão, pois Elliot conquista as mulheres e passa para Bev. 
Porém, após Claire (Geneviève Bujold) aparecer na clínica, a vida dos irmãos vai mudar completamente. Claire é uma atriz em decadência, que está obcecada pela ideia de engravidar e abusa da promiscuidade para isso. 
E como era de praxe, Elliot seduz Claire e troca de lugar com Bev, mas a conquista mútua acaba se transformando em um romance, pois o tímido Bev se apaixona profundamente pela atriz.
Bev começa a se distanciar do irmão e guardar segredos. Claire nota mudanças comportamentais no namorado, inicialmente ela pensa que ele é esquizofrênico, mas logo descobre a existência do irmão gêmeo e coloca um fim nesse relacionamento.
Após o rompimento, Bev passa a consumir drogas (medicamentos para dormir) compulsivamente. E a partir desse momento, o expectador percebe a busca da sua própria identidade.
Enlouquecido pelo isolamento e paixão destrutiva pela atriz, Bev começa a usar instrumentos para melhorar as cirurgias femininas, no entanto, surgem objetos assustadores que mais parecem instrumentos de tortura medieval. Não tem como não sentir calafrios olhando esses equipamentos bizarros.
"Gêmeos - Mórbida Semelhança" é um filme lento, as coisas demoram para acontecer, mas quando acontecem, percebemos claramente a genialidade de Cronenberg, diretor que é considerado o mestre  dos filmes bizarros. 
Gêmeos - Mórbida Semelhança
A trama explora perfeitamente a identidade dos irmãos numa história fantástica, que se aprofunda nas questões da mente humana. Um suspense psicológico tenebroso que recomendo para todos os apreciadores dos bons filmes.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 116 minutos
Gênero: Suspense, Drama
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,4