Filme: "Império dos Sonhos (2006)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, novembro 13, 2014

Filme: "Império dos Sonhos (2006)"

"Nós somos como uma aranha. Tecemos a vida e nos movemos nela. Nós somos como o sonhador que sonha e vive dentro desse sonho. Isso é uma verdade em todo o universo."

"Inland Empire" é uma das obras mais complexas e enigmáticas do diretor David Lynch. O filme transmite um conjunto de surrealismo fascinante, ultrapassando todos os limites da realidade e colocando o expectador dentro de um sonho bizarro e envolvente. São 180 minutos para serem sentidos e não compreendidos.

Este filme fecha a 'Trilogia de Hollywood' composta também por "Cidade dos Sonhos" e "Estrada Perdida". O lançamento do filme aconteceu em 2006 e recebeu vários prêmios importantes do cinema.

Vou tentar descrever essa trama de forma compreensível. Para compreender "Império dos Sonhos" é preciso tomar nota de que um filme está sendo gravado dentro do filme.
Império dos Sonhos
O filme (que estamos assistindo) inicia com um casal que tem os rostos totalmente fora de foco, como se estivessem em um pesadelo erótico.
Império dos Sonhos
Logo vemos uma garota polonesa chorando desesperadamente ao assistir um programa de TV onde aparece uma família de coelhos.
Império dos Sonhos
Em seguida, aparece uma famosa atriz de Hollywood, Nikki (Laura Dern) que está prestes a conseguir o papel que alavancará a sua carreira. Ela é casada com Piotrek (Peter J. Lucas), um homem misterioso e possessivo e pouco antes de receber o comunicado do projeto, Nikki recebe a visita de uma cigana (Grace Zabrinskie) que diz algo assustador.
Império dos Sonhos
Após ser aceita para o tão sonhado papel do filme, Nikki começa a ensaiar com seu par romântico. Devon (Justin Theroux) é famoso por conquistar belas mulheres do cinema, mas ele é alertado para não se envolver com Nikki.
Império dos Sonhos
O diretor descobre que seu filme é uma refilmagem de um projeto nunca concluído por ser amaldiçoado. Já nas primeiras filmagens, Nikki começa a sentir-se confusa e sem querer, a atriz assume o papel da sua personagem Susan Blue.
Império dos Sonhos
A moça começa a chamar Devon de Billy Side e a partir desse momento, seus delírios tornam-se cada vez mais assustadores. Surgem um turbilhão de loucuras envolvendo amor, ódio, traição, sexo, violência e identidades múltiplas, deixando o expectador paranoico junto com Nikki.
Império dos Sonhos
A personagem que Nikki interpreta, é uma dona de casa agressiva, e a atriz começa sua jornada em uma metamorfose de múltiplas personalidades se transformando totalmente. Nikki é ao mesmo tempo protagonista e expectadora de si mesma.
Império dos Sonhos
Em "Império dos Sonhos" o diretor David Lynch flerta com o feminismo, mas ele aborda um caminho obscuro, desvendando o subconsciente e até mesmo, o inconsciente feminino. Pois vamos observado os estágios da transformação de Nikki e suas características psicológicas lembram o filme "As Três Máscaras de Eva".
Império dos Sonhos
A personagem de Nikki é transportada para a Polônia e as cenas do filme inacabado se mesclam nessa refilmagem. Os personagens se olham através de frestas nas paredes tornando-se uma espécie de espelhos que refletem realidades totalmente diferentes, a própria Nikki se vê dentro de uma sala.
Império dos Sonhos
Em cada nova sala, corredor ou palácio, a textura do filme muda e cria uma aura tenebrosa, o clima de terror acompanha cada nova cena, seja do filme que está sendo filmado, seja do filme que estamos assistido e a trilha sonora ajuda a compor o clima de suspense. Tudo se mescla, os personagens reais se fundem com os fictícios, numa verdadeira representação do bem e do mal, mostrando a linha tênue que separa o paraíso do inferno.
Império dos Sonhos
Nikki precisa encontrar a saída enquanto ainda resta tempo, só assim ela terminará sem martírio sufocante.
Império dos Sonhos
"Império dos Sonhos" é uma viagem pelo 'mundo das sensações'. Neste filme adentramos no interior de um ser humano e conhecemos o seu pior pesadelo. Não existem significados ocultos, muito menos verdades inflexíveis, não tente interpretá-lo, pois qualquer esforço será vago, não se explica uma sensação, apenas sinta, nada mais além de sentir. 
Império dos Sonhos
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 180 minutos
Gênero: Drama, Suspense, Mistério, Surrealismo
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0