Filme: "Juventude Transviada (1955)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, novembro 12, 2014

Filme: "Juventude Transviada (1955)"

"Vocês estão liquidando comigo."

"Rebel Without a Cause" é um clássico dos anos 50, que entrou para a história como um dos primeiros filmes a abordar a complicada situação da juventude delinquente. Essa obra é simplesmente o retrato de uma geração incompreendida, os famosos "rebeldes sem causa". Confesso que tive receio de assistir essa obra, pois muitas pessoas taxaram como um filme chato e lento. No entanto, após 10 minutos de filme eu já estava completamente envolvida pela história e encantada com os personagens.

O filme teve sua estreia em 1955 e foi dirigido por Nicholas Ray. Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor História Original.

A trama gira em torno de Jim Stark (James Dean), um jovem muito encrenqueiro, que obriga os pais a se mudarem de cidade. Morando em Los Angeles, Jim é preso durante a madrugada por embriaguez.
Juventude Transviada
No distrito policial em que Jim é levado encontra-se Judy (Natalie Wood), uma jovem rebelde, que saiu pelas ruas da cidade sozinha, durante a madrugada, por ficar revoltada com seu pai que a insultou por ter usado maquiagem.
Juventude Transviada
Também encontrava-se outro jovem, John Crawford (Sal Mineo), apelidado de Platão e foi preso por ter atirado em alguns cães.
Juventude Transviada
Após o policial interrogar Jim, ele percebe que o jovem recebe tudo dos pais, menos amor e atenção. Além do rapaz não aceitar que seu pai seja completamente submisso à sua mãe.
Juventude Transviada
Os três jovens tem um rápido contato na delegacia. No dia seguinte, Jim tenta fazer amizade com sua vizinha Judy mas a moça acaba criando um sério desentendimento entre o rapaz e a gangue de Buzz (Corey Allen), seu namorado.
Juventude Transviada
No colégio, Platão tenta ajudar Jim, mas Buzz e sua gangue ameaçam o rapaz. Buzz propõe um desafio, uma corrida mortal e Jim aceita. Esse desafio traria consequências mortais para alguns dos jovens rebeldes.
Juventude Transviada
Preocupados com o que acabara de acontecer Jim, Judy e John acabam se refugiando numa casa abandonada, na visão deles, nesse local estariam protegidos da polícia e do restante da gangue de Buzz.
Juventude Transviada
"Juventude Transviada" nos apresenta um grupo de adolescentes, todos eles tem famílias, casas, carros e uma situação financeira confortável. No entanto, existe algo desconfortante nesses jovens, uma sensação dolorosa de vazio existencial, e para preencher esse vazio, eles se envolvem em situações perigosas, colocando a própria vida em risco.
Juventude Transviada
O filme explora a juventude como um símbolo daqueles que não encontram o seu lugar dentro da sociedade, explorando com sensibilidade os jovens incompreendidos e desajustados. E toda a ação do filme ocorrem em apenas 24 horas, deixando evidente a ânsia dos adolescentes de viver o momento sem limites.
Juventude Transviada
A morte trágica de James Dean aos 24 anos de idade marcou este filme para sempre. Para quem não conhece, o "Golden Boy" como era conhecido, sofreu um acidente automobilístico no dia 30 de setembro de 1955, abordo do seu Porche 550, vindo à falecer, e no dia 27 de outubro desse mesmo ano, "Juventude Transviada" chegava aos cinemas, consagrando e imortalizando o jovem ator.
Juventude Transviada
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 111 minutos
Gênero: Drama, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0