Filme: "Phenomena (1985)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, dezembro 06, 2014

Filme: "Phenomena (1985)"

"Você se interessa por insetos?"

"Phenomena" não é o primeiro filme do diretor italiano Dario Argento que fugiu da fórmula básica de "giallo" (filmes policiais típicos da Itália). O cineasta mescla imagens fortes, com obsessões pessoais e abusa das cores vibrantes, principalmente dos tons de vermelho. E são esses exageros que fascina todos os fãs deste diretor (me incluo junto). 

A trilha sonora é excepcional, uma mistura de rock pesado de bandas como Iron e Motorhead com canções de ninar perturbadoras, excelentes para aumentar a ainda mais o clima tenso do filme. E a fotografia é encantadora, pois a trama foi filmada nos Alpes Suíços. Seu lançamento aconteceu em 1985.

A história é centrada em cima de um serial killer misterioso, que está atormentando a vida de adolescentes do colégio interno de meninas, localizado na região dos Alpes Suíços.
A polícia local não consegue encontrar nenhuma pista do assassino e pede a ajuda ao professor John McGregor (Donald Pleasense), um especialista em insetos. Ele consegue fornecer pistas ao examinar as larvas cadavéricas encontradas nos restos mortas das vítimas.
O professor é paraplégico e mora sozinho numa casa de campo, ele tem como ajudante uma simpática chipanzé fêmea, sua fiel amiga e companheira de pesquisas.
E no meio das investigações, aparece a adolescente Jennifer Connelly (Jennifer Corvino) que é enviada por seu pai, um ator famoso, ao colégio interno. Todavia, Jennifer é sonâmbula e possui um dom único, a comunicação com insetos através da telepatia.
Ao conhecer Jennifer, o professor McGregor vê na garota a única chance de descobrir o verdadeiro assassino que aterroriza as jovens da região.
E a partir desse momento, começa a caçada ao maníaco. Jennifer é conduzida ao local dos crimes pelas moscas cadavéricas.
E embarcamos com Jennifer numa viagem surreal de terror, onde as coisas mais improváveis e bizarras acontecem. Impossível não se sentir desconfortável diante deste filme, pois as cenas são exacerbadas (basicamente é normal para filmes de terror dos anos 80).
Sequências oníricas longas, embaladas pelo som de rock pesado e muita violência gráfica e sangue, nada indicado para assistir com pessoas impressionáveis ou com crianças. É um filme apenas para adultos, pois as cenas são indigestas e podem causar traumas.
Como já é de praxe nos filmes de Dario Argento, sempre devemos estar preparados, pois quando o desfecho é revelado, ainda sobram mais alguns minutinhos para novas e atordoantes revelações. "Phenomena" é um filme que merece ser reconhecido pelos fãs do gênero de terror e suspense, não chega a ser uma obra-prima, mas é um filme que causa incontáveis sustos e muita agonia.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 116 minutos
Gênero: Giallo, Terror, Mistério, Suspense, Thriller
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 9,5