Filme: Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (2015) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 28, 2015

Filme: Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (2015)

"Foxcatcher" é um filme baseado livremente em uma história real. Foi dirigido por Bennett Miller a partir do roteiro de Dan Futterman e E. Max Frye. O filme é um pouco lento, não chegando a ser cansativo, mas as atuações se destacaram bem mais que a história. O lançamento aconteceu em 2015.

Apesar de receber muitas críticas negativas, o filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Maquiagem e Cabelo.

Este drama psicológico relata a relação conflituosa entre os lutadores campeões olímpicos Mark (Channing Tatun) e Dave Schultz (Mark Ruffal). Os irmãos sempre lutaram juntos, até Mark receber uma proposta tentadora do excêntrico John Eleuthère Du Pont (Steve Carell), um milionário que construiu um centro de treinamentos com a obsessão doentia de formar campeões.

Atraído pelo excelente salário e pela chance de se tornar campeão famoso, ele finamente vê a oportunidade de sair da sombra do irmão. Mark aceita o convite e, diante disso, se muda para a mansão do milionário.


Du Pont decide apoiar a campanha de Schultz para conquistar o ouro olímpico, além de tentar reconquistar o respeito e carinho de sua mãe (Vanessa Redgrave). A proximidade faz com que os dois se tornem grandes amigos. Mark passa a enxergar em seu benfeitor a figura paterna e, assim, se torna cada vez mais dependente da aprovação de Du Pont. 

Entretanto, a personalidade difícil de Du Pont coloca Mark diante de caminhos tempestuosos e muito perigosos. O lutador busca um estilo de vida nada saudável, ameaçando seu futuro na equipe. Preocupado com o irmão, Dave tenta ajudá-lo, mas Mark acaba se deteriorando psicologicamente devido as pressões impostas por Du Pont.

Enquanto isso, Du Pont começa a focar em cima de Dave, pois este apresenta segurança pessoal inabalável, coisas que nem ele e nem Mark possuíam. Disposto a tudo para conseguir atrair Dave para a sua equipe, Du Pont chegará as últimas consequências e, isso ocasionará uma tragédia aparentemente inexplicável.

Existe algo obscuro sobre este trio, como se eles estivessem envoltos em uma névoa que impede o expectador de os observar em toda a sua complexidade e, essa dúvida é resultado de um roteiro preciso e direção impecável.

Outro grande destaque além das excelentes atuações, é a fotografia, nos deparamos com paisagens carregadas de simbolismo e podemos perceber em cada cena a essência emocional dos personagens.

"Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo" é um filme dramático sobre crime, mas também mostra um estilo de vida. A trama inteira possui clima melancólico e perturbador que levará à tragédia, mas não sabemos de onde ela partirá. Definitivamente, drama e crime se misturam nesta obra muito bem conduzida pelo diretor Bennett Miller.

Duração: 134 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Esporte
Classificação: 14 anos
Filme: Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (2015)

TENSO; MELANCÓLICO; PERTURBADOR