Filme: "O Nevoeiro (2007)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, janeiro 05, 2015

Filme: "O Nevoeiro (2007)"

O Nevoeiro (2007)"Nada nunca é culpa de ninguém."

"The Mist" é um conto do escritor Stephen King. O mestre do terror tem diversos contos adaptados para o cinema, vou destacar "Louca Obsessão", "O Iluminado", "À Espera de Um Milagre", "A Janela Secreta" são alguns dos quais assisti, porém, existe dezenas de filmes baseados em histórias de King. Além do mais, seus livros estão entre os mais vendidos ao redor do mundo.

Com efeitos razoáveis e alguns sustos, o filme se destaca pelo estudo das reações humanas diante do medo, do desconhecido. É uma mistura de fanatismo, egoísmo e covardia, além de ter o desfecho mais cruel e desumano que já assisti. Contou com a direção de Frank Darabont e seu lançamento aconteceu em 2007.

Toda a história se passa em Maine, uma cidade do interior dos Estados Unidos. Após uma forte tempestade, a cidade fica encoberta por um terrível nevoeiro.
O Nevoeiro (2007)
No entanto, este não é um nevoeiro qualquer, algo muito sinistro está escondido dentro daquelas névoas. E um grupo de pessoas fica preso dentro de um supermercado. Neste grupo encontra-se David Drayton (Thomas Jane), seu filho Billy (Nathan Gramble) de 8 anos de idade e Nortan (Andre Braugher). Todos observam a cidade ser engolida pelo nevoeiro cinza.
O Nevoeiro (2007)
David e outros moradores locais descobrem que criaturas gigantes e horripilantes estavam do lado de fora do estabelecimento e que qualquer tentativa de deixar o supermercado era fatal.
O Nevoeiro (2007)
E não tarde para uma fanática religiosa se manifestar, trata-se da Senhorita Carmody (Marcia Gay Harden), ela acredita que o nevoeiro era um sinal que o Apocalipse chegou e que recebeu a missão de salvar os infiéis do fogo do inferno.
O Nevoeiro (2007)
Enquanto o grupo tenta desvendar os mistérios escondido atrás das névoas, o caos se instala rapidamente, pois são pessoas de diferentes personalidades vivenciando uma situação extrema de confinamento.
O Nevoeiro (2007)
E a medida que o tempo passa, as possibilidades de todos se salvarem vão se esgotando, ficando cada vez mais evidente que as pessoas dentro do supermercado podem ser tão ameaçadoras quanto as criaturas que estão do lado de fora.
O Nevoeiro (2007)
"O Nevoeiro" aborda a deterioração das relações humanas e da civilidade quando pessoas comuns se veem confrontadas com algo aterrorizante. É claro que as criaturas horripilantes assustam, mas as reações humanas assustam bem mais, pois o respeito e a coragem desaparecem quando há uma situação de horror extremo.
O Nevoeiro (2007)
Os personagens da trama são apenas humanos, com suas limitações e qualidades. Não há heróis ou vilões, apenas pessoas que levavam suas vidas tranquilamente e que de repente, são jogadas dentro de uma situação limite. E diante dessa nova realidade, podem se transformar em seres bem piores que aqueles que existem nos seus pesadelos.
O Nevoeiro (2007)
Assim sendo, o filme deixa um questionamento: quem é pior? os seres humanos ou aquelas criaturas assustadoras? Assista "O Nevoeiro" e tire suas próprias conclusões.
O Nevoeiro (2007)
E não poderia concluir o texto sem comentar sobre o final do filme, longe de mim revelar qualquer detalhe, mas posso garantir que é polêmico e deixa o espectador, no mínimo atordoado e perplexo. Particularmente, fiquei sem nenhuma reação, paralisei diante da tela e demorei alguns minutos para raciocinar sobre o que acabara de ver.
O Nevoeiro (2007)
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 126 minutos
Gênero: Terror
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 8,9