Filme: Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Filme: Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

"Dawn of the Planet of the Apes" é uma ficção científica que tem a responsabilidade de continuar a história original criada em 1968, com o clássico "Planeta dos Macacos" e todos sabemos onde terminou: os humanos perdem e os macacos vencem. 

O diretor Matt Reeves conseguiu recriar um filme inteligente e divertido. Durante 130 minutos acompanhamos uma trama fascinante, a humanidade dos macacos sendo retratada de forma jamais vista em outros filmes do gênero. O roteiro foi escrito por Rick Jaffa, Amanda Silver e Mark Bomback.

Seu lançamento aconteceu em 2014 e recebeu inúmeros elogios do público e da critica especializada por apresentar excelentes efeitos visuais, enredo, direção e atuações impecáveis e ser profundamente emocional. Foi indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

A história se passa dez anos após a grande epidemia provocada pelo vírus ALZ - 113 que provocou um colapso na civilização humana. O macaco Cesar (Andy Serkis) é o líder de uma nova geração de macacos, incluindo alguns dos seus companheiros que ficaram presos no Santuário dos Macacos. Enquanto Cesar lidera uma caçada a veados, seu filho adolescente Olhos Azuis é atacado por um urso, ficando ferido.

Após dez anos sem nenhum contato com seres humanos, um grupo sobrevivente de San Francisco se depara com os macacos, um dos homens atira e acaba ferindo um macaco jovem. 

Por causa desse acontecimento, Cesar resolve levar os macacos até San Francisco para se encontrarem com os humanos, e proíbe estes de entrarem na floresta. Enquanto isso, Malcon (Jason Clarke), líder do grupo de reconhecimento convence o líder do agrupamento humano, Dreyfus (Gary Oldman) a dar-lhes três dias para fazer as pazes com os macacos e obter o acesso até o acesso a um gerador hidrelétrico.

Koba (Toby Kebbell), o primeiro tenente de Cesar, que no passado foi cobaia de humanos, tenta convencer Cesar a exterminar todos os seres humanos enquanto estes estão enfraquecidos. Mas Cesar, vê uma possibilidade de paz entre macacos e humanos e concede a Malcon livre acesso até a barragem. 

Koba descobre que os humanos estão adquirindo armas e questiona Cesar, mas este esmurra Koba por insolência, criando um desconforto entre os dois. Koba convence Olhos Azuis de que os humanos são perigosos. Cesar sofre um atentado e fica entre a vida e a morte, sendo salvo por Malcon e sua família.

Olhos azuis acredita que Cesar está morto e incentivado por Koba, iniciam um confronto contra os humanos, mas logo Olhos Azui descobre que Cesar está vivo e junto vão unir força no topo do arranha-céu do assentamento humano em San Francisco contra Koba e os macacos rebeldes.

"Planeta dos Macacos: O Confronto" é um blockbuster feito para faturar alto nas bilheterias e agradar o máximo de espectadores, e realmente conseguiu essa façanha. Passamos boa parte do filme imaginando como aqueles macacos, dotados de tanta inteligência e sentimentos, foram mesmo criados por computação gráfica, tamanho é o grau de realismo dos primatas.

Em vários momentos é possível nos questionarmos sobre sermos ou não todos descendentes de macacos, pois conseguimos captar nos olhares dos primatas emoções que estamos acostumados a ver somente nos humanos, como alegria, tristeza, ódio e amor ao próximo. 

É apenas um filme de ficção, mas fica a seguinte pergunta pairando no ar: Se realmente evoluímos dos macacos, adquirimos mais inteligência, porém regredimos no quesito trabalhar pelo bem comum da humanidade, pois a todo momento surgem pequenos confrontos entre humanos em algum ponto deste Planeta, pequenas guerras que ceifam milhares de vida todos os dias.

Duração: 130 minutos
Categorias: Ficção Científica, Thriller, Ação, Drama
Classificação: 14 anos
Filme: Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

INSTIGANTE; PRIMOROSO