29/03/2015

Filme: "De Olhos Bem Fechados (1999)"

"Sabe qual era o motivo pelo qual as mulheres se casavam? Era a única forma de poderem perder a sua virgindade e estarem livres para fazer tudo o que quisessem com outros homens. Aqueles que elas desejavam realmente."

"Eyes Wide Shut" é um filme denso e intrigante que faz uma referência óbvia ao mundo dos sonhos, do inconsciente, que de repente, se aproxima perigosamente do cotidiano careta de um casal, e consequentemente, abre caminho para uma infinidade de interpretações.

Repleto de simbolismos e cenas fortes, lembra "Veludo Azul" do cineasta David Lynch ao mostrar o quanto é desagradável e sujo as conveniências obscuras. 

Foi o último filme dirigido pelo cineasta Stanley Kubrick, que faleceu cinco dias após a conclusão da obra. Seu lançamento aconteceu em 1999.

A trama gira em torno do casal Bill Harford (Tom Cruise) e Alice (Nicole Kidman). Eles vivem o casamento perfeito até que, na noite seguinte à uma grande festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por essa paixão avassaladora.
A confissão deixa o médico desnorteado, que sai à noite, pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. 
Bill acaba indo parar no meio de uma reunião secreta numa mansão misteriosa, afastada da cidade, onde os participantes promovem orgias entre si.
O final do filme foi muito criticado devido ao fato de deixar tudo em aberto e sem resolver alguns enigmas. Particularmente, não entendi o desfecho, confesso que fiquei um pouco frustada, mas da próxima vez que assisti-lo tentarei entender todas as simbologias presentes na obra.
"De Olhos Bem Fechados" é um filme de alto teor psicológico, em relação a assuntos de cunho sexual e tenta desvendar, meio superficialmente, os conceitos da monogamia e as diferenças entre sonhos e realidade.
Recheado de símbolos, o filme acabou indo parar nas fabulações dos teóricos da conspiração que encontraram no filme de Kubrick uma vertiginosa recorrência de símbolos propositalmente colocados em demasia pelo diretor.
"De Olhos Bem Fechados" é um filme que merece ser conferido pois provoca diversos questionamentos no espectador e a trilha sonora é fantástica e inesquecível. Recomendo, assista e tire suas próprias conclusões.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 159 minutos
Categorias: Drama, Mistério, Thriller, Erótico
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário