Filme: "A Primeira Noite de Um Homem (1967)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, março 06, 2015

Filme: "A Primeira Noite de Um Homem (1967)"

"Mrs. Robinson, você está tentando me seduzir?"

"The Graduate" foi um marco para o cinema na década de 60. Comédia romântica que tem como fio condutor o momento de transição da juventude para a vida adulta. 

Foi dirigido por Mike Nichols e seu lançamento aconteceu em 1967. Nesse mesmo ano chegava o fim da era dos grandes estúdios de cinema. O público estava desejando ver filmes que retratassem a realidade e focassem em personagens realistas, ao invés dos politicamente corretos. Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado. Venceu na categoria de Melhor Diretor.

Após se formar na universidade, o jovem Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) de 21 anos de idade, regressa para a casa dos seus pais. Ele está com dúvida em relação ao futuro.
Seus pais ficam entusiasmados ao receber o filho recém-formado e preparam uma festa de boas-vindas. Benjamin também ganha de presente um carro conversível.
A Sra. Robinson (Anne Brancoft) pede ao rapaz para levá-la até sua casa. A mulher é esposa do sócio do pai de Benjamin e está enfrentando problemas conjugais. Ao chegarem na casa dela, a Sra. Robinson oferece bebida ao rapaz e tenta seduzi-lo numa das melhores sequências do cinema, impossível não rir das indiretas de Benjamin.
Eles iniciam um relacionamento hilário e o jovem descobre os prazeres da vida. O entusiasmo inicial dos pais de Benjamin se transforma em preocupação, pois o filho não trabalha e sai de casa todas as noites.
Eis que surge Elaine (Katharine Ross) e Benjamin acaba se apaixonando pela moça. No entanto, a moça é filha da Sra, Robinson.
A moça também estava na universidade e acabara de retornar para a casa dos pais. Benjamin e Elaine iniciam um namoro e isso deixa a mãe da garota furiosa de ciúmes.
A Sra. Robinson revela seu relacionamento extra-conjugal para o marido. Este que apoiava o namoro da filha, decide se vingar de Benjamin e leva Elaine para um local desconhecido.
Benjamin se desespera e passa a procurá-la por todo o país. Mas irá encontrá-la no dia do casamento. Ele interrompe a cerimônia e enfrenta todas as pessoas que estavam na Igreja para reconquistar seu grande amor.
"A Primeira Noite de Um Homem" é um filme que acerta em todos os pontos onde as outras comédias românticas erram, criando situações hilárias sem destruir o romantismo da história. O diretor Mike Nichols criou um filme poético e divertido, que se transformou num clássico dos anos 60.
A trilha sonora deste filme é belíssima e marcante, quem nunca ouviu a música "Mrs. Robinson" de Simon & Grafunkel que são responsáveis por todas as canções do filme. Porém, nos primeiros minutos da película, quando Benjamin ainda está no aeroporto, começa a tocar "The Sound of Silencie" impossível não sentir o coração disparar ao som desta canção que é uma das mais belas músicas de todos os tempos.
"A Primeira Noite de Um Homem" é uma das melhores comédias românticas que já assisti e recomendo para todos, afinal, este filme é indispensável no currículo de todos que apreciam bons filmes.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 106 minutos
Gênero: Comédia Romântica, Drama, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0