12/04/2015

Filme: "Chicago (2002)"

"Ele mereceu, a culpa foi toda dele mesmo! Se tivessem lá, se tivessem visto teriam feito o mesmo!"

"Chicago" é um musical da Broadway, empolgante e envolvente. Com uma montagem estonteante e roteiro irônico, essa fábula moderna mostra os artifícios da fama e os métodos amorais utilizados por uma mídia histérica, que ajuda no processo de distorção dos fatos e transforma em celebridade quem merece estar fora da holofotes. 

Baseado em fatos reais, escritos pela jornalista Maurine Dallas Watkins, em 1926, o filme foi dirigido e coreografado por Bob Marshall e seu lançamento aconteceu em 2002.

Foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante (I), Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original. Venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (II), Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som. Totalizando treze indicações.

O filme ocupa a 12ª colocação na lista dos 25 Maiores Musicais do Cinema Americano, idealizada pelo American Film Institute (AFI), divulgada em 2006.
Tudo começa quando Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones), uma famosa dançarina e a principal atração do cabaré onde trabalha, acaba assassinando seu marido. A dançarina entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca tirar o máximo de proveito da situação.
Ao contrário do que todos esperavam, o crime faz com que a fama de Velma aumente cada dia mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz.
Enquanto isso a aspirante a cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que acaba assassinando seu amante após uma briga e é mandada para a penitenciária feminina onde conhece Velma.
Billy fica sabendo do crime e decide adiar o julgamento de Velma, e assim, poder explorar os dois crimes ao máximo nos jornais.
Da mesma forma como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico.
Velma começa a ser esquecida pela imprensa e público, o que a faz odiar Roxie. No entanto, Roxie também tem seu status de fama ameaçado quando uma nova assassina, uma herdeira chamada Kitty (Lucy Liu), que matou o marido e as duas amantes dele, entra em cena.
O promotor, que tem ambições de seguir a carreira política, promete que vai mandar Roxie para a forca, mas ela está munida de várias histórias falsas e da idolatria do público. 
Tudo corre bem, até que Velma é chamada para depor portando o diário de Roxie que contém várias revelações...
Resumiria "Chicago" como um filme provocante, ousado e que chega perto da perfeição. Obra magnifica que contou com direção, roteiro, atuações, coreografias, cenários e figurinos impecáveis. Encanta o espectador pela elegância, lembra os musicais clássicos das décadas de 40 e 50 e, com certeza mereceu cada um dos prêmios que recebeu.
Provavelmente "Chicago" se tornará um dos grandes clássicos da década de 2000, e o melhor de tudo é que após assistir o filme, o espectador se sentirá revigorado. 
Excelente filme que recomendo para todos, pois até quem não gosta de musicais, ficará fascinado por esta obra.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 113 minutos
Categorias: Musical, Comédia, Policial, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,7