Documentário: O Sal da Terra (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 27, 2015

Documentário: O Sal da Terra (2014)

"Le Sel de la Terre" é um documentário sensacional, e provavelmente seja o mais belo que já assisti onde a paisagem combina com a fotografia e vice-versa. Foi dirigido por Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders. O lançamento aconteceu em 2014 e recebeu indicação ao Oscar 2015 na categoria de Melhor Documentário.

Após assistir, tenho certeza que somente pessoas com o coração petrificado vão ficar indiferente a essa experiência única, sensorial e emocionante. Não é por ser uma produção brasileira, mas "O Sal da Terra" merecia o reconhecimento da Academia, afinal, é uma obra excepcional que resume a vida de um dos maiores fotógrafos de todos os tempos: Sebastião Salgado.

Sebastião Salgado é mineiro, formou-se em economia, mas escolheu a fotografia por vocação. Acima de tudo, é um observador sensível do mundo que o rodeia, com suas formas, cores, luzes, sombras, sentimentos, histórias e motivações. 

O que começou como um simples hobbie, acabou se tornando a sua maior razão de viver no momento em que ele notou, que por intermédio da fotografia, poderia captar frações de segundos que contêm todo um universo de realidades. Conseguindo retratar através das lentes aquilo que há de mais triste, mais belo, mais humano no nosso planeta.

Durante os anos 60, Sebastião Salgado e sua esposa Lélia foram perseguidos pela ditadura, então decidiram partiu para a Europa, onde largou uma promissora carreira de economista para viajar mundo afora ao lado da companheira inseparável, captando imagens de anônimos, pessoas muitas vezes esquecidas em situações que todos preferem fingir que não existe.

Durante 40 anos, ele atravessou a América Latina de ponta a ponta, acompanhou momentos de horror e barbárie em países africanos, cobriu no Kuwait a tumultuada Guerra do Golfo e por fim retornou ao Brasil para cuidar do pai idoso e daquilo que sobrou da fazenda onde nasceu e viveu toda a infância.

Aqui no Brasil, Sebastião Salgado acabou redescobrindo seu amor pela natureza e ousou em mudar o foco de seu trabalho para fotografia ambiental, ele embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta

"O Sal da Terra" consegue uma façanha rara, no caso de documentários, desperta diversas emoções, comovendo profundamente o público. É uma experiência maravilhosa de 110 minutos. Ao término é possível sair mais humano e mais grato pela vida que levamos.

É difícil descrever em palavras a grandeza dessa obra-prima, somente assistindo será possível obter todas as sensações que o filme desperta. Recomendo para todos os apreciadores dos melhores filmes.

Duração: 110 minutos
Categorias: Documentário, Biografia, Histórico
Classificação: 12 anos

Documentário: O Sal da Terra (2014)

REALISTA; COMOVENTE