Filme: "Estômago (2007)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 07, 2015

Filme: "Estômago (2007)"

"Cozinha simples é como uma pintura de Picasso: simples, mas intensa."

"Estômago" é um filme nacional de altíssimo nível do cineasta Marcos Jorge. O roteiro é uma crítica não muito explícita sobre preconceitos, prostituição e realidade carcerária e, nos leva a refletir sobre dois temas universais: comida e poder. Eleva a comida ao status universal: princípio e fim. Desde a necessidade básica do ser humano em se alimentar até o poder exercido sobre outras pessoas por parte de quem tem o dom de transformar simples alimentos em manjares dos deuses.

O filme é uma coprodução de Brasil e Itália e seu lançamento aconteceu em 2007. Foi inspirado no conto "Presos pelo Estômago", do livro "Pólvora, Gorgonzola e Alecrim", escrito por Lusa Silvestre.

A história começa com uma explicação hilária sobre a origem do queijo gorgonzola pelo simpático Raimundo Nonato (João Miguel), este, transborda pureza com seu sotaque nordestino marcante. O rapaz demonstra felicidade contagiante ao transmitir o seu conhecimento sobre a culinária.
Nonato é um homem de aproximadamente 30 de idade, nordestino, sem qualificação, proveniente do meio rural, que desembarca em São Paulo sem um único centavo. Sem dinheiro para a própria alimentação, ele entra num boteco e pede duas coxinhas mal-feitas, mas sem ter como pagar pela refeição, o rapaz se endivida por conta de R$ 3 reais e acaba escravizado por Zulmiro (Zeca Cenovicz), o dono do bar.
O rapaz acaba trabalhando em troca de comida e um quartinho para dormir. O quartinho fica nos fundos do bar e o patrão mora no andar de cima. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso e é nesse local que ele conhece a a prostituta Iria (Fabiula Nascimento) com quem manteria um relacionamento amoroso.
Raimundo recebe uma proposta de Giovanni (Carlo Briani), proprietário de um restaurante italiano, onde aprende a cozinhar de verdade e conhece ingredientes mais finos. 
O restaurante italiano é uma ótima oportunidade para Raimundo, que passa também a ter uma casa para morar, roupas melhores e acaba ficando noivo de Iria. Mas essa é apenas uma parte da história desse nordestino dono de uma inocência comovente.
O filme conta o antes e o depois de uma mesma história conduzidos paralelamente. Para quem assiste, o suspense fica em torno do que aconteceu na saga de Raimundo Nonato. É  difícil imaginar qual foi o motivo derradeiro que o teria levado da cozinha à cadeia. 
Na penitenciária, Raimundo encanta os colegas de cela com seus dotes culinários e é batizado com o apelido de Alecrim, já que usa o tempero em tudo o que prepara. As cenas que vemos dentro da cadeia são indigestas, é apenas para quem tem: estômago forte.
"Estômago" foi muito bem produzido, os diálogos são inteligentes, os atores, sensacionais, a direção é magistral, e a trilha sonora perfeita embala o espectador num mix de curiosidade, encantamento e surpresa. É o cinema brasileiro me surpreendendo com um filme profundo, crú, realista e original. 
É daqueles filme que tenho orgulho em recomendar para todos. e que venha mais obras nacionais de excelente qualidade.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 100 minutos
Gênero: Drama, Nacional
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0