Filme: "Omar (2013)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, junho 14, 2015

Filme: "Omar (2013)"

"Devemos manter segredos em segredo!"

"Omar" é daqueles filmes que ao assistirmos, jamais esqueceremos. Esta obra forte e marcante contou com a direção do cineasta palestino Hany Abu-Assad, mesmo diretor de "Paradise Now". Recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Estreou em 2013 no Festival de Cannes, sendo aplaudido de pé durante cinco minutos. Merecidos aplausos, afinal, é um filme que coloca o espectador diante do confronto entre Israel e Palestina. Se em "Paradise Now" tive a sensação de permanecer sentada no muro que divide as fronteiras, em "Omar" me senti escalando o muro.

Neste thriller conhecemos uma história de amor e traição capaz de mexer com o psicológico de qualquer espectador. A trama gira em torno do casal Omar (Adam Bakri) e Nadia (Leem Lubany), ambos são completamente apaixonados, porém, existe um muro separando essa história de amor.
Nadia é irmã de Tarek (Eyad Hourani) amigo de longa data de Omar, este dirige uma célula de resistência nos territórios ocupados.
Os jovens se veem no meio do conflito entre o serviço secreto israelense e os guerrilheiros palestinos. Ambos são impiedosos e cruéis.
Para visitar a namorada, Omar precisa escalar o muro construído para separar os territórios. Omar escala o muro incontáveis vezes, sempre tentando despistar a polícia que vigia as fronteiras.
Numa dessas escaladas, Omar é preso, humilhado e apanha covardemente da polícia. Este ato deixa o rapaz furioso e o leva a se juntar a Tarek e outro amigo, Amjad (Samer Bisharat), em uma operação para matar um soldado israelense.
A partir desse momento, a vida de Omar muda totalmente. Capturado pela polícia, o jovem é pressionado a trair seus amigos e o ciúme que sente de Nadia provoca dúvidas em relação ao amor da moça por ele.
O rapaz é forçado por Rami (Waleed Zuaiter) a trabalhar como agente duplo para os serviços secretos de Israel, e o filme mostra as escolhas difíceis que ele faz. O desfecho é de tirar o fôlego de qualquer espectador e o silêncio enquanto as letrinhas sobem, serve para digerirmos tudo aquilo que acabamos de ver.
"Omar" é gravado em Nazaré, norte de Israel, e em vários lugares dos territórios palestinos ocupados, na Cisjordânia. Apresenta um enredo simples  mas ao mesmo tempo complexo, abordando a história do jovem sonhador, de boa índole, que acaba levando um baque cruel da vida.
A direção é excelente, a fotografia é um espetáculo e as atuações são impressionantes, sendo todos os personagens muito bem trabalhados, conseguindo prender a atenção do espectador do início ao fim, com muitas reviravoltas e cenas memoráveis.
Assistir este filme é uma ótima oportunidade para conhecer de perto o sofrimento das pessoas que vivem nos países que estão em conflito. Recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Gênero: Thriller, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0