Filme: "Ring - O Chamado (1998)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, junho 05, 2015

Filme: "Ring - O Chamado (1998)"

"Ela estava viva! Sadako ainda estava viva!"

"Ringu" é um filme japonês do gênero de terror que foi dirigido por Hideo Nakata (I), sendo baseado no livro homônimo de Kôji Suzuki, um autor de livros de horror popular no Japão. 

Este filme foi lançado em 1998, mas apesar de ter uma história com bastante suspense e mistérios, seu remake hollywoodiano "O Chamado" é mais conhecido, pois a produção japonesa é um suspense psicológico lento, onde o medo surge naturalmente. O início é assustador. Os 50 minutos seguintes são de pura investigação, com poucos momentos de ação, mas bombardeia o espectador com inúmeras peças do quebra-cabeças. Os 20 minutos finais são bem assustadores, raros são os filmes que apresentam tanto horror como o desfecho deste filme.

A história se inicia após a morte de Tomoko Oishi (Yuko Takeuchi), sobrinha da repórter de TV Reiko Asakawa (Nanako Matsushima), que está preparando uma entrevista sobre a lenda urbana em torno da fita VHS amaldiçoada, uma história que já se espalhou por toda a cidade.
Reiko vive com um filho pequeno chamado Yoichi (Rikiya Otaka), que tem poderes de clarividência. E no funeral de Tomoko, a repórter observa alguns detalhes intrigantes sobre a morte da sobrinha.
Na saída do funeral, a repórter encontra alguns colegas de Tomoko falando sobre sua morte trágica e descobre que a sobrinha teria assistido à fita amaldiçoada, tema de sua matéria sobre lendas urbanas. A princípio, Reiko acha tudo uma grande bobagem, mas após assistir uma reportagem, a moça muda de opinião.
Intrigada, a repórter vai até o quarto da sobrinha e descobre o endereço do chalé onde os adolescentes passaram as férias… mas também encontra mais um mistério pela frente: algumas das fotos estavam deformadas, com os rostos das pessoas fotografadas completamente disformes.
Após ver a fita, coisas estranhas começam a acontecer e, assim, ela pede ajuda ao seu ex-marido, Ryuji Takayama (Hiroyuki Sanada), para tentar deter o relógio da morte, pois a repórter acaba de entrar na sua última semana de vida.
O casal analisa as bizarras imagens da fita e, descobrem a história de uma mulher com poderes sobrenaturais, chamada Shizuko Yamamura, que vive em uma ilha chamada Oshima e teria previsto a erupção de um vulcão. É na ilha que pode estar a chave do mistério da fita amaldiçoada.
Quando Yoichi, seu pequeno filho, assiste ao conteúdo da fita isto a lança em uma corrida contra o tempo para encontrar um meio de combater a sinistra maldição, que se manifestará em sete dias.
Meu erro, novamente, foi assistir o remake antes do original, mas, "Ring - O Chamado" conseguiu prender a minha atenção por ser realmente assustador e sem abusar para a tradicional overdose de efeitos digitais ou violência explícita. Então, quem ainda não assistiu o remake, recomendo assistir a versão original, é um experiência assustadoramente única.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Suspense
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,0