Filme: "O Homem Que Sabia Demais (1934)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, agosto 13, 2015

Filme: "O Homem Que Sabia Demais (1934)"

"...Mas por causa de um homem que você nunca ouviu falar ter matado outro homem que você nunca ouviu falar, num lugar que você nunca ouviu falar, este país entrou em guerra."

"The Man Who Knew Too Much" é considerado o maior sucesso de público da fase inglesa de Alfred Hitchcok. Este filme, lançado em 1934, tem uma refilmagem americana, de 1956, de mesmo título, também produzido pelo mestre do suspense. É difícil não comparar a versão original com o remake, o próprio Hitchcock afirmou que a primeira obra era fruto de um talentoso amador, enquanto que a segunda havia sido feita por um profissional.

Nesta versão original, o cineasta explora um de seus temas preferidos: o do homem comum e inocente que se envolve inadvertidamente em tramas de espionagem ou situações limites.
Aqui temos aqui toda uma família comum passando férias numa estação de esqui em St. Moritz, na Suíça: Bob Lawrence (Leslie Banks), sua esposa Jill (Edna Best) e Betty (Nova Pilbeam), a jovem, filha do casal. Certa noite, durante um baile de gala na luxuosa estação de esqui, um homem recebe um tiro silencioso e fatal enquanto dança com Jill.
Antes de morrer, ele ainda tem tempo de sussurrar um segredo a Jill, que imediatamente o retransmite ao marido. Rapidamente, um bilhete anônimo informa que a pequena Betty foi sequestrada, e que ela sofrerá consequências se o casal seguir as instruções do homem recém-assassinado.
Gibson (George Curzon) se encontra com Bob e lhe conta que tanto ele como Louis (Pierre  Fresnay) eram do Serviço Secreto e que o objetivo dos sequestradores é cometer um assassinato político em Londres e com isso iniciar uma guerra.
Ele pede a Bob que conte a mensagem para descobrir a data e o local do crime. Bob e Jill não cedem e resolvem eles mesmos com a ajuda do atrapalhado 'tio' Clive (Hugh Wakefield) investigarem o paradeiro da filha, mesmo temendo as consequências deste ato.
O filme foi rodado alguns meses após Hitler e seu partido nacional-socialista terem assumido a liderança na Alemanha e critica abertamente esta visão isolada e egoísta dos fatos, tornando-se, de certa forma, premonitório sobre a guerra que estouraria cinco anos mais tarde.
Mesmo "O Homem Que Sabia Demais" tratando-se de um filme de espionagem envolvendo crimes, mortes e sequestro, a ironia e o sarcasmo permeiam toda a trama num constante contraponto tensão/humor.
"O Homem Que Sabia Demais" não é tão bom quanto a refilmagem, mas ainda é considerado um dos melhores trabalhos de Hitchcock durante sua fase inglesa. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 75 minutos
Categorias: Policial, Thriller, Mistério, Espionagem, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 8,4