02/10/2015

Filme: "Coraline e o Mundo Secreto (2009)"

"Como que em algumas vezes, ao nos afastarmos de algumas coisas ficamos ainda mais próximos delas?"

"Coraline" é uma animação feita em stop-motion baseada no livro de mesmo título do autor britânico Neil Gaiman. O longa-metragem foi dirigido por Henry Selick, mesmo diretor dos filmes: "O Estranho Mundo de Jack" e "James e o Pêssego Gigante", que eu teimava em pensar que eram obras do diretor Tim Burton. 

Lançado em 2009, este filme impressiona pela técnica utilizada que é de extrema sensibilidade autoral, além de ser a primeira animação em stop-motion filmada diretamente em 3D. Recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Esta obra-prima do gênero não é indicada para o público infantil devido a atmosfera gótica e escurecida, certamente os pequenos vão ter pesadelos após assistir o filme.
A trama gira em torno de Coraline Jones (Dakota Fanning), uma menina de 11 anos que se muda com sua família para uma enorme casa. A menina sente-se triste em sua nova casa, sempre aborrecida por causa dos vizinhos estranhos que a rodeiam.
Entediada, a garota descobre uma porta secreta que dá para outra dimensão, bastante similar a sua, porém, tudo aparenta ser mais divertido. 
Ali, Caroline tem uma mãe (Teri Hatcher) que dá atenção à menina e prepara as comidas que ela gosta e um pai (John Hodgman) que parece muito mais divertido. Até os vizinhos são mais simpáticos.
O fato de que todos eles têm botões de roupas nos lugares dos olhos parece incomodar um pouco a garota. Logo, Coraline descobre que há algo de errado com sua mãe alternativa, esta, na verdade, é uma aranha má.
Coraline também descobre que há três almas presas dentro de um espelho que foram comidas pela aranha e seus botões foram costurados no lugar dos olhos. E também conhece Wyborn (Robert Bailey Jr.), um garoto estranho, mas logo eles ficam amigos.
Após descobrir os segredos sombrios desse novo mundo, ela obrigada a lutar contra as forças do mal para salvar não apenas seus pais e os espíritos de outras crianças que foram para lá antes dela, mas também para salvar a si mesma.
"Coraline e o Mundo Secreto" é um filme mágico, que permite refletirmos sobre nós mesmos e nossos desejos. Passa uma mensagem simples, verdadeira e inocente, mesmo sendo bastante sombrio.
Não existe pontas soltas no filme, o enredo é excelente e as imagens são perfeitas, praticamente ganham vida. Sendo assim, "Coraline e o Mundo Secreto" é uma animação fantástica, com um contexto sombrio carregado de simbolismo literário tornando-a envolvente e ao mesmo tempo assustadora. Enfim, é um filme para ver, rever e adorar.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 100 minutos
Categorias: Animação, Fantasia, Família
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente