Filme: "A Marca da Forca (1968)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, outubro 05, 2015

Filme: "A Marca da Forca (1968)"

"Da próxima vez que enforcar alguém, olhe para a cara dele."

"Hang 'Em High" é um western protagonizado por Clint Eastwood e mesmo sendo considerado mediano, é uma obra memorável do gênero, principalmente pela trilha sonora fantástica de Dominic Frontiere.

Contou com a direção de Ted Post e produção de Leonard Freeman, sendo lançado em 1968. Foi o primeiro filme realizado pela Malpaso Company produtora de Eastwood.

Tudo começa quando Jed Cooper (Clint Eastwood) é quase linchado por um grupo de homens que o acusam de matar um rancheiro e roubar o gado dele. Deixado pendurado na forca, ele é salvo quando o delegado Dave Bliss (Ben Johnson) chega ao local.
O delegado está à serviço do juiz Adam Fenton (Pat Hingle), a autoridade máxima em Oklahoma, que exige que os prisioneiros lhe sejam trazidos vivos.
O juiz não está preocupado com a justiça, mas apenas em manter as aparências e fazer o espetáculo mais popular da cidade de Fort Grant: o enforcamento em massa. O juiz acha que com isso ajudará a imagem da região, que se transformará de um Território em um Estado da União.
Ao chegar à corte do juiz, Cooper é libertado pois já haviam capturado o verdadeiro ladrão assassino. No entanto, Cooper deseja vingança contra aqueles que quase lhe mataram.
O juiz sabe que Cooper foi um homem da lei em outro Estado, e lhe propõe assumir o cargo de delegado. Assim, ele poderá perseguir seus atacantes legalmente.
Cooper recebe a proposta de ganhar $250 por mês, com o objetivo de trazer os nove homens que o enforcaram vivos. 
Após Cooper capturar alguns fora-da-lei, três dos que tentaram enforcar vão atrás dele, e o crivam de balas. Apesar de estar perto da morte, Cooper consegue se curar com a ajuda de uma mulher misteriosa chamada Rachel Warren (Inger Stevens).
Toda vez que uma carroça de presos chega em Fort Grant, ninguém poderia sair dali sem ter a permissão dela. Mas esta mulher misteriosa guarda um terrível segredo.
Para vingar-se dos homens que o alvejaram, Cooper vai até uma casa, onde eles estão. E é nesta caçada intensa do delegado Jed Cooper atrás de nove homens que o resto do filme procura se focar.
O numerosos elenco de "A Marca da Forca" foi composto por atores conhecidos mas cujos salários cabiam perfeitamente no orçamento de um milhão e setecentos mil dólares da produção. Isso porque Clint Eastwood tinha a intenção de produzir filmes sem orçamentos dispendiosos e realizados dentro ou preferencialmente abaixo dos prazos de filmagem.
"A Marca da Forca" deve ser assistido como o primeiro filme realizado por Clint Eastwood como 'dono do filme', não está entre os melhores westerns mas não desaponta em momento algum. 
Gostei do filme, mas senti uma leve adaptação do clássico de 1943 "Consciências Mortas" (que é um dos meus preferidos do gênero). Não tem todo o peso psicológico do clássico, mas aborda uma visão bastante interessante sobre justiça e penalidades aplicadas erroneamente.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 114 minutos
Gênero: Faroeste
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,0