Filme: "Nossa Hospitalidade (1923)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, novembro 02, 2015

Filme: "Nossa Hospitalidade (1923)"

"Our Hospitality" é uma comédia sensacional do cinema mudo, lançada em 1923, que todos os admiradores do cinema devem assistir. Contou com a direção de John G. Blystone em parceria com Buster Keaton, que também protagonizou o filme.

Buster Keaton, para quem ainda não sabe, foi um dos maiores gênios da comédia na era silenciosa do cinema, juntamente com Charles Chaplin. A história do cinema mudo traz consigo muitas histórias e fantasias, entre elas a grande rivalidade que existia entre Keaton e Chaplin. Na verdade o que existia entre os dois gênios da época era uma grande amizade, comprovada pelo público em 1952, no filme "Luzes da Ribalta" de Chaplin.

Buster Keaton foi um ator sem sorriso, que viveu seus personagens sem mostrar nenhuma expressão no rosto (ou sempre com a mesma expressão), e isso se tornou sua marca registrada.
A história se passa por volta de 1830, as famílias McKay e Canfield travavam uma grande rixa em Kentucky, nos Estados Unidos. Quando John McKay (Edward Coxen) é morto, a viúva manda o filho de 1 ano para ser criado pela tia em Nova York. Vinte anos se passam...
Willie (Buster Keaton) volta à Kentucky em um trem e vai lutar para ter suas posses de volta. Porém, ele se apaixona pela jovem Virginia (Natalie Talmadge), sem saber que ela é da família inimiga, os Canfield.
E como em sua terra a hospitalidade é um valor muito prezado, ele decide se instalar na casa dos Canfield, que se vêem obrigados a tratá-lo com cordialidade.
O romance entre McKay e a filha da família rival consegue unir todos os personagens. Contudo, as boas maneiras dos Canfield não durará por muito tempo, afinal, a rixa entre as famílias ainda não foi resolvida.
"Nossa Hospitalidade" mostra o típico humor da era silenciosa, com encontros e desencontros e muitos risos fáceis. Todos os personagens são cativantes, até o cão que segue seu dono possui enorme personalidade, sendo peça fundamental para o humor do filme, ainda que não seja o centro das atenções da história.
O filme inteiro é incrível, mas as sequências das cenas do trem e do rio (quase no final do filme) são inimagináveis. Visto que se trata de um filme da década de 20, com efeitos especiais limitados.
"Nossa Hospitalidade" é o que há de melhor em termos de comédia, filme leve, despretensioso, que não faz crítica a nada e a única intenção é arrancar muitas gargalhadas do espectador, e consegue facilmente. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 65 minutos
Categorias: Comédia, Família, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0