11/02/2016

9 Romances de Época - Parte 2

A ideia inicial era escrever sobre 9 romances de época, mas, ao selecionar os filmes percebi que tem muitas obras excelentes sobre o tema, sendo assim, decidi dividir em várias partes. 

Separe vários lenços e confira a segunda parte da lista:

Filme: "Ligações Perigosas (1988)" - Estados Unidos da América

"Está fora do meu controle.
"Dangerous Liaisons" foi dirigido por Stephen Frears. Neste clássico podemos acompanhar as armações da Marquesa de Merteuil que se une ao Visconde de Valmont para ridicularizar seu ex-marido em público. No entanto, o Vincont planeja conquistar a Madame Marie de Touvel, mas ela é casada e muito zelosa de suas obrigações. O Visconde descobre algo que o faz mudar de ideia, porém, os jogos de sedução vão fugir totalmente de controle e trará consequências trágicas para todos. Confira mais detalhes do filme em Ligações Perigosas.

Filme: "Amor e Inocência (2007)" - Reino Unido e Estados Unidos

"O amor é desejável, o dinheiro é absolutamente indispensável."
"Becoming Jane" foi dirigido por Julian Jarrold. A história se passa em 1795. Jane Austen tem 20 anos e começa a se destacar como uma escritora. Enquanto ela está mais interessada em desvendar o mundo, seus pais querem que ela logo se case com um homem rico, que possa assegurar seu status perante a sociedade. O principal candidato é o sr. Wisley, neto da aristocrata Lady Gresham, mas Jane se interessa é pelo malandro Tom Lefroy, cuja inteligência e arrogância a provocam. Confira mais detalhes do filme em Amor e Inocência.

Filme "A Duquesa (2008)" - Estados Unidos da América

"Penso em você o tempo todo."
"The Duchess" foi dirigido por Saul Dibb. Georgiana Spencer era bela, carismática e adorada pelo povo. Em sua vida particular, era uma mulher vulnerável, cuja inteligência constituía a principal arma para burlar a rígida sociedade inglesa do fim do século XVIII. Casada com o riquíssimo Duque de Devonshire, interessado apenas em ter um herdeiro, Georgiana rompeu todas as convenções, entregando-se a grandes paixões extra-conjugais e engajando-se junto ao Partido Liberal. Sua história ressoaria por anos na sociedade britânica, inclusive dois séculos depois, numa de suas descendentes diretas: Diana Spencer, a Lady Di. Confira mais detalhes do filme em A Duquesa.

Filme: "Anna Karenina (2012)" - Reino Unido

"Não pode haver paz para nós, só miséria, e a maior felicidade."
"Anna Karenina" foi dirigido por Joe Wright. Século XIX. Anna Karenina  é casada com Alexei Karenin, um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky, que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles. Confira mais detalhes do filme em Anna Karenina.

Filme: "O Amante da Rainha (2013)" - Dinamarca, Suécia e República Tcheca

"Meus queridos filhos, vocês não me conhecem, mas eu sou sua mãe. Talvez jamais tenham me perdoado. Talvez me odeiem. Espero que não. Agora sei que nunca mais os verei..."
"Em Kongelig Affaere" foi dirigido por Nikolaj Arcel. Século XVIII. Caroline Mathilde é uma jovem britânica que se torna rainha da Dinamarca após se casar com o insano rei Christian VII. Em viagem pela Europa, a saúde mental do monarca piora a cada dia e um acompanhamento médico torna-se necessário. O alemão Johann Struensee é escolhido e rapidamente conquista a confiança do rei, tornando-se seu confidente e principal conselheiro. Promovido a médico da corte, Struensee também se aproxima cada vez mais de Caroline. Aproveitando-se da fragilidade de Christian, os dois assumem o poder do país e iniciam uma surpreendente reforma de inspiração iluminista. Confira mais detalhes do filme em O Amante da Rainha.

Filme: "A Jovem Rainha Vitória (2010)" - Estados Unidos da América

"Já se sentiu como uma peça de xadrez?"
"The Young Victoria" foi dirigido por Jean-Marc Vallée. Dominada por sua mãe possessiva desde criança, a jovem Vitória se recusa a conceder a ela a regência nos últimos dias de seu tio, William IV. O maior interessado em que isto ocorra é John Conroy, companheiro da mãe de Vitória. Pouco antes de ser coroada, Vitória se aproxima de Albert, príncipe da Bélgica, que se afeiçoa a ela. Após ser coroada ela passa a ser cortejada pelo lorde Melbourne, primeiro ministro da época. Dividida entre Melbourne e Albert, Vitória se vê diante de uma crise institucional devido à sua interferência nos assuntos políticos do país. Confira mais detalhes do filme em A Jovem Rainha Vitória.

Filme: "Tristão & Isolda (2006)" - Reino Unido e Estados Unidos da América

"Não sei se a vida é maior que a morte, mas o amor foi maior que ambas."
"Tristan + Isolde" foi dirigido por Kevin Reynolds. Na Europa da Idade Média as tribos lutam pelo poder, logo após a queda do império romano. Tristão teve toda sua família assassinada por conspiradores, que tinham o objetivo de impedir os planos de seu pai para unificar a Inglaterra. Adotado pelo tio, Lorde Marke, Tristão cresce e se torna seu maior guerreiro. Imbuído do desejo em seguir os planos do pai, ele é ferido em combate e considerado morto, sendo jogado ao mar em um enterro viking. Porém é resgatado por Isolda), por quem se apaixona. O casal troca juras de amor, mas não revela seus nomes. Após se recuperar ele retorna à sua terra, sem saber que seu amor é a filha de Donnchadh, o rei da Irlanda e também seu principal inimigo. Mas o destino fará com que se encontrem novamente, quando Donnchadh organiza um campeonato de lutas até a morte e promete como prêmio a mão de sua filha. Assim tem início uma das mais belas histórias de amor que o mundo já teve conhecimento. Confira mais detalhes do filme em Tristão & Isolda.

Filme: "Persuasão (1995)" - Reino Unido, França e Estados Unidos da América

"Não; os anos que lhe tinham destruído a juventude e frescura, tinham dado a ele um ar mais alegre, viril e franco, sem diminuir em nada o seu fascínio pessoal."
"Persuasion" foi dirigido por Roger Michell. De família aristocrática, porém em dificuldades financeiras, Anne é levada a romper seu compromisso com um jovem por ele não ter família rica nem posição social. Mais tarde, reencontra o mesmo rapaz numa situação financeira e nível social melhores. Mas ele agora se relaciona com uma família na qual Anne se tornou parente também. Confira mais detalhes do filme em Persuasão.

Filme: "Para Sempre Cinderela (1997)" - França e Estados Unidos da América

"Nunca devemos sentir pena de nós mesmos. Não importa o quanto as coisas estejam ruins, elas sempre podem piorar."
"Ever After" foi dirigido por Andy Tennant. A rainha da França solicita a presença dos Irmãos Grimm no palácio para dizer que ficou espantada em como foi contada a história de Gata Borralheira. Assim, decide lhes narrar o que realmente aconteceu na França do século XVI, quando Danielle de Barbarac, sua tataravó, que ficou feliz aos oitos anos quando seu pai, um aristocrata viúvo, se casou novamente com uma baronesa, pois assim ela ganhou uma mãe e duas irmãs no mesmo dia. Mas a sonhada felicidade durou muito pouco. Uma das filhas da baronesa é bondosa e não concorda com várias atitudes da mãe, mas por outro lado a outra filha é bastante egoísta e só pensa em se casar com o príncipe herdeiro. Para isto ela tem total apoio da mãe, que está disposta a conspirar, mentir e fazer o necessário para ver sua filha como a futura rainha. Porém, sua enteada e o príncipe estão sendo aconselhados por ninguém menos que Leonardo da Vinci. Confira mais detalhes do filme em Para Sempre Cinderela.

Conteúdo Correspondente