Filme: "A Ratinha Valente (1982)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, agosto 22, 2016

Filme: "A Ratinha Valente (1982)"

"Fujam! Fujam todos!"

"The Secret of NIMH" é uma linda animação inspirada no livro infantil "Mrs. Frisby and the Rats of NIMH", de Robert C. O'Brian. Contou com a direção de Don Bluth e seu lançamento aconteceu em 1982.

Estou fazendo uma seleção de filmes animados que assisti na infância, e claro que este desenho animado tão peculiar não poderia ficar de fora. Essa animação foi bem marcante, os traços singelos coloridos à mão contrastam com uma história sombria. Algumas cenas não condizem com o público infantil devido serem fortes demais.

O longa narra a história da ratinha Mrs. Brisby (Elizabeth Hartman), uma viúva que parte em busca de ajuda para mover a sua casa para um local seguro, longe do fazendeiro Fitzgibbon (Tom Hatten), dono do terreno onde ela e seus filhos vivem. Ele está prestes a passar com o trator em cima do local onde mora a ratinha com seus três filhos, um deles, inclusive, está adoentado.
Entretanto, a Sra. Brisby terá que enfrentar um rato misterioso e cruel, expulsar um gato feroz que tenta atacar os ratinhos e resgatar um amuleto mágico. Para isso ela conta com a ajuda de um Corvo amalucado, um Rato fofoqueiro e uma Coruja assustadora. Mas, infelizmente, a Sra. Brisby precisa de um milagre de engenharia para mudar sua casa de lugar.
Mas quando ela descobrir o incrível segredo de NIMH... Sua vida e de sua família mudará para sempre...
Não se engane com o título, "A Ratinha Valente" não é um filme fofo como parece. Os ratos são pavorosos, e a história em si é bastante complexa, pelo menos para as crianças. Afinal, NIHM era um laboratório que fazia experiências em um grupo de ratos, que acaba desenvolvendo uma inteligência superior, e fogem do local. Lembro que na época não compreendi direito a história mostrada no filme, mas senti bastante medo.
"A Ratinha Valente" é um filme sobre coragem e determinação, mas que pode causar medo nas crianças...

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 82 minutos
Categorias: Animação, Aventura, Drama
Classificação: Livre
Minha Nota: 8,8