Filme: "Pobre Menina Rica (1936)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, novembro 07, 2016

Filme: "Pobre Menina Rica (1936)"

"Mas não estava mentindo, era só um jogo. E eles jogaram comigo."

Em "Poor Little Rich Girl", Shirley Temple novamente esbanja fofura e graciosidade. É praticamente impossível não se encantar com o talento da garotinha que conquistou os espectadores na década de 40, e continuou ganhando fãs com o passar das décadas. 

Aqui, "Cachinhos Dourados" interpreta uma menina rica e solitária, que sonha em ir para a escola, porém, ocorre alguns contratempos na viagem rumo ao colégio, e a garotinha descobre que a felicidade reside nas coisas simples e na humildade das pessoas. 

O filme foi dirigido por Irving Cummings e o lançamento aconteceu em 1936. O roteiro, escrito por Sam Hellman, Gladys Lehman e Harry Tugend é baseado em estórias de Eleanor Gates e Ralph Spence e também no filme mudo "The Poor Little Rich Girl", de 1917.

O filme conta a história de Barbara (Shirley Temple), filha caçula de Richard Barry (Michael Whalen), um viúvo e grande proprietário de uma empresa que fabrica sabonetes. Apesar de ter tudo, a menina vive triste pelos corredores da mansão.
Por conta de um leve resfriado, Barbara fica acamada, e Woodward (Jane Darwell), sugere a Richard que a menina deva ser matriculada em um colégio interno. Assim, poderá conviver com outras crianças de sua idade. O pai da menina concorda, Collins (Sara Haden), babá de Barbara acompanha a menina, porém, pouco antes da viagem ela é atropelada e levada para o hospital.
Barbara fica totalmente sozinha, sem ninguém e acaba seguindo um homem até o centro da cidade. Ele pergunta seu nome, mas Barbara diz que é Betsy Ware, uma órfã. No dia seguinte, ela é descoberta por uma dupla de cantores e dançarinos: Jimmy (Jack Haley) e sua mulher Jerry Dolan (Alice Faye).
Ao saberem que ela é uma órfã, eles tem a ideia de ingressá-la a seu número musical formando o trio Dolan, Dolan & Dolan. Com a ajuda da empresária Margaret Allen (Gloria Stuart), o trio acaba virando o maior sucesso e o pai de Barbara reconhece sua voz cantando na rádio. Logo ele descobre que a filha não chegou ao colégio...
"Pobre Menina Rica" não está entre os melhores filmes da "garota-prodígio", mas está entre os filmes que merecem ser assistidos, pois é repleto de encantamento. Sirley Temple dá um show de interpretação, e o que mais aprecio nos filmes da atriz-mirim são as cancões e os passos de sapateado. Poucos artistas (com anos de profissão) são tão completos como foi Sirley Temple.
Resumindo, "Pobre Menina Rica" é um filme simples, que tem roteiro simplório mas que vem conquistando gerações. É um filme para ser visto pela família toda. Gostei e recomendo. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 79 minutos
Categorias: Musical, Aventura, Família, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,0