05/06/2017

Filme: "Lion - Uma Jornada Para Casa (2016)"

"Não há mais becos sem saída."

"Lion" é um belo filme que impressiona por ser baseado em fatos reais. Teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto e contou com a direção de Garth Davis. Lançado em 2016, recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora. 

O filme conta a história real de Saroo Brierley, nascido na Índia, que durante uma brincadeira acabou se perdendo do irmão Guddu quando tinha apenas 5 anos de idade. O garotinho passou por momentos assustadores até ser adotado por uma família da Tasmânia, ilha da Austrália. Quando se torna adulto, ele usa a tecnologia para tentar descobrir sua verdadeira origem.
Acompanhamos a história de Saroo (Sunny Pawar) a partir de momentos antes dele se perder de seu venerado irmão mais velho Guddu (Abhishek Bharate) em uma estação de trem. Depois de meses nas ruas, Saroo passou a viver de restos de alimentos jogados nas ruas e a dormir em um papelão amassado. Certo dia acaba sendo levado a um orfanato.
Saroo é adotado por Sue (Nicole Kidman) e John Brierley (David Wenham) e levado para a Austrália, onde sua vida muda completamente, outra vez.
Vinte anos depois, Saroo (Dev Patel), começa a se interessar por sua origem e, aos poucos, usando o Google Earth e algumas lembranças do seu passado, ele vai montando o quebra-cabeças de sua história.
Isso acaba abalando a vida de sua família adotiva e afeta o relacionamento com a namorada Lucy (Rooney Mara). Todavia, Saroo não consegue mais viver em paz, sabendo que sua família de sangue ainda deve estar procurando por ele.
"Lion - Uma Jornada Para Casa" é um filme sobre família, tanto as ligações afetivas quanto as de sangue. Também mostra a vulnerabilidade da infância e a ânsia de aventuras que toda criança possui. Outro assunto extremamente importante é o desaparecimento de crianças, na Índia desaparecem cerca de 80 mil crianças por ano, e Saroo, em cujas memórias o filme se baseia, teve mais sorte que a maioria: foi adotado pelo casal australiano Sue e John Brierly.
É impossível não relacionar "Lion - Uma Jornada Para Casa" com o filme "Quem Quer Ser Milionário?", ambos os filmes lidam com temas envolvendo a infância, laços familiares e a miséria que vivem boa parte da população indiana, além de ter como grande estrela da obra o ator Dev Petel. No entanto, o filme em questão se destaca por trazer ao público uma história real que emociona o espectador já nos primeiros minutos e continua até o comovente desfecho.
Com ótima direção, atuações repletas de sensibilidade e dignas de Oscar, trilha sonora marcante e uma fotografia perfeita, que revela na paleta de cores todos os dramas vividos pelo rapaz. "Lion - Uma Jornada Para Casa" é um filme sensível, que emociona e instiga o espectador a questionar sobre o desaparecimento  de tantas crianças e onde elas vão parar. Enfim, é um grande filme que merece ser visto por todos.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 118 minutos
Categorias: Biografia, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,7

Um comentário: