Filme: "O Estranho Sem Nome (1973)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 17, 2017

Filme: "O Estranho Sem Nome (1973)"

"O que as pessoas sabem sobre elas mesmo as assustam."

"High Plains Drifter" é um western lançado em 1973, roteirizado por Ernest Tidyman, e dirigido e estrelado por Clint Eastwood.

Ao assistir este faroeste tive a sensação de estar diante de thriller psicológico cheio de ambiguidades. Dúvidas e mais dúvidas foram surgindo, e mesmo assistindo duas vezes não obtive respostas.

A trama inicia com um desconhecido forasteiro (Clint Eastwood), que ao chegar à cidade de Lago, no Arizona, mata três homens com surpreendente agilidade e tranquilidade, após estes ameaçarem expulsá-lo do local.
Além dos assassinatos, o estranho estupra Callie Travers (Marianna Hill), esse fato deixa a moça enfurecida - com razão.
Porém, os pistoleiros mortos haviam sido contratado pelos moradores para defendê-los de bandidos violentos que em breve chegarão ao local. Logo as autoridades locais fazem uma proposta ao estranho para permanecer na cidade por mais algum tempo, a fim de que ele forneça a proteção para os habitantes de Lago.
Inicialmente ele reluta, mas acaba aceitando ficar sob duas condições: a partir daquele dia, ele teria crédito ilimitado nos estabelecimentos da cidade e todos teriam que obedecê-lo. E todos teriam que armar a emboscada para livrar a população dos bandidos.
A história parece simples, mas não é, uma única cena repetida diversas vezes deixa esse western complexo e enigmático. Essa cena, em especial, é um segredo irrevelável e cabe ao espectador montar a sua versão dos fatos. Contudo, essa incerteza causou estranheza e um certo desconforto à crítica na época do lançamento.
"O Estranho Sem Nome" é um clássico, ousado, moderno e interessante sob diversos olhares, principalmente simbólico. O filme também foge dos padrões de westerns de Hollywood, aqui não há vilão ou herói, culpado ou inocente, a única certeza que temos é que todos os personagens são covardes. É um faroeste denso, instigante e obrigatório a todos que gostam do gênero.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 105 minutos
Categorias: Faroeste, Mistério, Clássico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,5