Filme: O Parque Macabro (1962) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 27, 2017

Filme: O Parque Macabro (1962)

Filme: O Parque Macabro (1962)
"O mundo é tão diferente de dia. Mas de noite, suas fantasias ganham asas."

Lançado em 1962, "Carnival of Souls" que foi escrito, dirigido e produzido por Herk Harvey se tornou um Cult Movie que influenciou vários cineastas das décadas seguintes por apresentar uma sintaxe tortuosa da narrativa. Infelizmente, essa obra de arte do horror nunca foi lançada no Brasil.
Filme: O Parque Macabro (1962)
A história começa quando três amigas decidem apostar corrida com outro veículo. O carro que as garotas estavam acaba batendo na murada de uma ponte e submergindo em um rio lamacento. Os esforços para encontrar o veículo ou seus ocupantes são em vão, mas Mary Henry (Candace Hilligoss) aparece cambaleante nas margens do rio.
Filme: O Parque Macabro (1962)
Ao sair do rio, Mary não lembra do acidente e nem do que possa ter acontecido com suas amigas. Após o acidente, a jovem passa a ser acometida por uma sensação de estranhamento com o mundo. Mary, decide então mudar-se para uma nova cidade, lá, consegue trabalho de organista em uma igreja.
Filme: O Parque Macabro (1962)
A moça sempre foi introspectiva, mas sua tendência anti-social se acentua e ela começa a ter visões macabras de um homem com feições cadavéricas vindo em sua direção. Mary não faz ideia de quem seja e porque está a perseguindo.
Filme: O Parque Macabro (1962)
Na nova cidade, Mary escolhe uma pensão no interior para morar, onde encontra o atrapalhado conquistador John Linden (Sidney Berger). Ela se esforça para em levar uma vida normal, no entanto, se encontra presa numa teia de delírios sucessivos, e por vezes acaba perdendo o contato por inteiro com as pessoas ao seu redor, ao ouvir uma melodia suave e estranha.
Filme: O Parque Macabro (1962)
Ela procura a ajuda de um psiquiatra, mas logo percebe ser inútil qualquer tentativa de cura. E, enquanto vazia o trajeto para a nova cidade, Mary vê uma ruína de um parque de diversões abandonado. Ela decide então buscar ajuda naquele local abandonada, e constata que seu verdadeiro pesadelo acabara de começar.
Filme: O Parque Macabro (1962)
Se você gosta de filmes de terror sobrenatural, certamente irá gostar desta obra. A fotografia em preto e branco e a trilha sonora mórbida deixam "O Parque Macabro" ainda mais aterrorizante. Uma coisa que chamou minha atenção foi a frieza da personagem em relação às pessoas ao seu redor. A crueldade que Mary demonstra durante toda a narrativa me ajudou a não desenvolver nenhuma empatia por ela, por isso afirmo que o final foi justo e merecido.
Filme: O Parque Macabro (1962)
"O Parque Macabro" é um filme que consegue deixar o espectador paranoico junto com a protagonista. Passamos os 88 minutos de narrativa tentando desvendar qual era o verdadeiro motivo de tantos fatos estranhos estarem acontecendo [apesar que eu já tinha deduzido qual seria o desfecho], mas em nenhum momento o filme se tornou massante, pelo contrário, ficou ainda mais interessante de acompanhar, e assim coletar novos fatos que comprovassem minha teoria.
Filme: O Parque Macabro (1962)

Duração: 88 minutos
Categorias: Terror, Mistério, Cult, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,7