16/11/2017

Adaptações Literárias Para o Cinema (3)

Existem milhares de filmes que foram adaptados de livros e HQs, pensando nisso, resolvi elaborar essa lista infinita onde pretendo citar todos os filmes produzidos a partir da literatura. Em cada postagem citarei cinco filmes. Não farei comparações, porque são duas artes que possuem seus encantos. Espero que gostem das dicas.

Filme: "Diário de Uma Paixão (2004)" - Estados Unidos da América

"...O melhor amor é aquele que acorda a alma e nos faz querer mais. Que coloca fogo em nossos corações e traz paz as nossas vidas. Foi isso que você fez comigo, e era isso que eu queria ter feito com você para sempre..."
"The Notebook" foi dirigido por Nick Cassavetes e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Nicholas Sparks, publicado em 1996. Todo dia um homem visita uma senhora com sérios problemas de saúde que prejudicaram irreversivelmente sua memória. Em cada uma destas visitas, ele lê para ela um capítulo de uma linda história de amor, que começa assim: "Noah era um jovem operário numa pequena cidade. Allie era uma garota rica e culta da capital. Eles se conheceram num parque de diversões e, apaixonados, viveram o mais intenso verão de suas vidas. Porém, por imposição da família de Allie, o jovem casal teve que se separar. Veio a Segunda Guerra Mundial e Allie conheceu um soldado de família tradicional que a pediu em casamento. Sete anos mais tarde, às vésperas de seu casamento, Allie reencontra Noah e tudo vem à tona outra vez, colocando a jovem em um terrível dilema, com o coração dividido entre seu primeiro amor e o belo rapaz que pode lhe oferecer a vida tranquila que sua família sempre sonhou." Enquanto o homem que a visita lhe conta este envolvente romance, a senhora doente parece redescobrir o prazer de emoções há muito adormecidas, relembrando passagens de sua própria juventude. Confira mais detalhes do filme em Diário de uma Paixão.


Filme: "O Iluminado (1980)" - Reino Unido, Estados Unidos da América

"Venha querido, não vou te machucar."
"The Shining" foi dirigido por Stanley Krubick e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Stephen King, publicado em 1977. Neste filme acompanhamos Jack Torrance que decide ser vigia de um hotel no Colorado. Ele vai com sua mulher Wendy e seu filho. No entanto, eles vão ficar isolados do resto do mundo durante todo o inverno, mas esse isolamento começa a causar distúrbios metais sérios em Jack que a cada dia se torna mais agressivo e perigoso. É considerado o melhor filme de terror psicológico e realmente, ele mexe com os nervos de quem adentra na história. Confira mais detalhes do filme em O Iluminado.


Filme: "A Lista de Schindler (1993)" - Estados Unidos da América

"Essa lista é a essência do bem."
"Schindler's List" foi dirigido por Steven Spielberg e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Thomas Keneally, publicado em 1981. Conta a história de Oskar Schindler, um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração. Confira mais detalhes do filme em A Lista de Schindler.



Filme: "O Sol É Para Todos (1962)" - Estados Unidos da América

"Você nunca entende realmente uma pessoa até ver as coisas do seu ponto de vista. Até estar na sua pele e sentir o que ela sente."
"To Kill a Mockingbird" foi dirigido por Robert Mulligan e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Harper Lee, publicado em 1960. Jean Louise Finch recorda que em 1932, quando tinha 6 anos de idade, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch, um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu. Confira mais detalhes do filme em O Sol é Para Todos.


Filme: "Um Amor para Recordar (2002)" - Estados Unidos da América


"Nosso amor é como o vento... Não posso vê-lo, mas com certeza posso senti-lo."
"A Walk to Remember" foi dirigido por Adam Shankman e é adaptado do livro de mesmo nome escrito por Nicholas Sparks, publicado em 1999. Apresenta a história de Landon, que após ser punido por uma brincadeira de mal gosto na escola, tem que prestar serviços comunitários. E durante esse trabalho comunitário ele acaba conhecendo Jamie, uma garota toda desengonçada, mas com uma doçura encantadora e aos poucos ele vai se apaixonando por ela, mas o destino adora pregar peças. Confira mais detalhes do filme em Um Amor para Recordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário