Filme: "Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei (1939)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 04, 2018

Filme: "Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei (1939)"

"Agora ele é um herói para si mesmo e para muitos."

"Jesse James" é um clássico de western dirigido por Henry King. O roteiro, escrito por Nunnally Johnson, foi baseado em fatos históricos presenciados por Rosalind Schaeffer e Jo Frances James. Lançado em 1939, foi a 4ª maior bilheteria daquele ano, ficando atrás dos clássicos "…E O Vento Levou", "O Mágico de Oz" e "O Corcunda de Notre Dame".

Após a sangrenta guerra entre os estados, a América voltou-se para a conquista do oeste. O símbolo desta época foi a construção de ferrovias transcontinentais, sendo que em alguns casos o avanço foi inescrupuloso destruindo comunidades inteiras e expulsando as famílias de suas terras.
Foi durante esta época de incertezas que surgiram dois criminosos famosos: os irmãos Frank (Henry Fonda) e Jesse James (Tyrone Power). Antes de se tornarem foras-da-lei os irmãos eram agricultores, a única ocupação que tinham era cuidar de suas terras. 
Entretanto a St. Louis Midland, uma poderosa empresa que controlava todo o estado, queria comprar as terras onde a ferrovia iria passar por um preço bem barato, oferecendo 1 dólar por acre quando na verdade valia 15 dólares. Quando algum agricultor recusava era forçado a vender por capangas da empresa, liderados por Barshee (Brian Donlevy).
Quando tenta comprar as terras da Sra. Samuels (Jane Darwell), a mãe de Jesse e Frank, e ela recusa, eles tentam usar a violência mas desta vez acabam sendo expulsos pelos dois irmãos. Barshee avisa ao xerife que Frank e Jesse tentaram matá-lo e logo um mandado de prisão para os dois é expedido.
Rufus Cobb (Henry Hull), o dono do jornal local, corre para avisá-los e os dois fogem. Barshee crê que eles estão escondidos na casa, provocando um tumulto e início de incêndio, que tem como trágica consequência a morte da Sra. Samuels, que sofria de problemas cardíacos.
Frank e Jesse ficam sabendo e se inflamam de ódio. Jesse vai ao encontro de Barshee e o mata. Logo a ferrovia St. Louis Midland dá 1000 dólares de recompensa para quem der alguma informação que leve à prisão de Jesse James. Ele revida com a ajuda de Frank e alguns amigos, assaltando um trem da St. Louis Midland e pegando uma souvenir do dono da ferrovia, McCoy (Donald Meek).
Isto faz sua recompensa subir para 5 mil dólares, vivo ou morto. Zerelda Cobb (Nancy Kelly), a grande paixão de Jesse, não aceita que seja eternamente caçado e concorda em se casar com ele caso se entregue depois, pois havia uma promessa de que ficaria preso no máximo 5 anos.
O xerife Will Wright (Randolph Scott) seria o intermediário, mas após Jesse se entregar ele vê que McCoy nunca pensou em respeitar o trato. McCoy recebe um bilhete de Frank dizendo que até a meia-noite ele libertará o irmão. McCoy e seus amigos riem da promessa de Frank, mas Wright avisa que ele cumpre sempre o que promete.
Os assaltos aos trens da Midland se sucedem e a recompensa pela cabeça de Jesse sobe para 25 mil dólares, mas ninguém o mata. O governador então promete que, além da recompensa, dará indulto total para o membro da quadrilha de Jesse que matar o seu chefe. Isto deixa Bob Ford (John Carradine) pensativo.
"Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei" é um western indispensável para quem gosta do gênero. Considero a melhor produção sobre a história de vida do famoso fora-da-lei Jesse James. É um filme que flui bem, não há exageros dramáticos e as sequencias de perseguição são de tirar o fôlego. Numa dessas cenas um cavalo cai de um penhasco, fato que gerou intenso protesto por parte do público; por causa disto, o American Humane Association criou um certificado que dizia que os animais não podiam ser feridos na realização de um longa-metragem. Mesmo assim o filme foi sucesso de público e crítica.
As atuações são ótimas, principalmente de Tyrone Power e Henry Fonda que na década seguinte se tornaram dois grandes astros do cinema hollywoodiano. A belíssima fotografia em Technicolor destaca e contrasta bem a paisagem com os interiores dos ambientes. As cores agrada aos olhos e cria por si só um parâmetro dramático importante.
O enredo é tão competente, que mesmo já sabendo do desfecho, me emocionei em diversos momentos e torci pelos irmãos foras-da-lei. "Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei" é uma produção grandiosa, que merece ser apreciada por todos os fãs de faroeste.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 106 minutos
Categorias: Faroeste, Biografia, Policial, Drama, Histórico, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,5